Destaque:
Destaque:

Propaganda no Rádio e na TV serão importantes para definir as Eleições em 2018

19 de setembro de 2018.

Começou no dia 31 de agosto o horário eleitoral gratuito nas emissoras de rádio e televisão de todo o país. Você já ouviu algum? Se ainda não foi impactado com alguma destas propostas saiba que entre programas eleitorais que são veiculados diariamente e as inserções publicitárias ao longo da programação, bombardeiam os brasileiros com mais de 9 horas semanais de inserções políticas. São 70 minutos diários, de segunda a domingo. Segundo dados divulgados no jornal Gazeta do Povo, é justamente este tempo fora do horário eleitoral gratuito, veiculado ao longo das programações, que será fundamental para ajudar o eleitor a tomar sua decisão.

Propaganda Eleitoral Gratuita

Ficou dividida da seguinte forma. A campanha presidencial e candidatos a deputado federal vai ao ar às terças, quintas e aos sábados, em dois blocos de 12 minutos e 30 segundos. No rádio  o horário é às 7h e às 12h, em cadeia nacional, e nas emissoras de TV, às 13h e às 20h30. A campanha para governador, senador e deputado estadual vai ao ar às segundas, quartas e sextas-feiras. O domingo é o único dia em que não há horário eleitoral gratuito.

A importância do Rádio para uma campanha

O rádio continua tendo um papel muito importante quando o assunto é eleições. Segundo dados apresentados no Book de Rádio do 2º semestre 2017 divulgado pela Kantar IBOPE Media sobre o meio, o tempo médio diário dedicado pelo brasileiro à atividade de ouvir rádio é de 4 horas e 40 minutos. Outro dado importante é que 52 milhões de pessoas escutam rádio em 13 regiões metropolitanas do Brasil. E mais, 32% dos ouvintes declararam prestar atenção sempre ou quase sempre à publicidade em rádio.

A facilidade de transmissão, faz com que o meio alcance rapidamente o seu público. O rádio está presente no cotidiano das pessoas seja através do próprio equipamento ou através dos aparelhos de telefone celular. É também o único a penetrar de forma mais imperativa no meio rural.

Estratégia Eleitoral no meio Rádio

Cativar a atenção é um desafio permanente para qualquer publicitário, especialmente para quem trabalha em campanhas políticas. Neste caso, é preciso ter habilidades para produzir um spot que seja muito mais que agradável. Mas que também traga resultados efetivos para o candidato em um curto espaço de tempo (período de campanha). Nesta briga pela atenção é preciso saber captar a atenção do ouvinte em até 15 segundos, pois este pode ser o único contato do eleitor com a comunicação de campanha.

Num período em que novas tecnologias se tornam rapidamente obsoletas, o rádio, mesmo sem fazer uso de imagens, se mantém como importante veículo informativo e de entretenimento. Então, invista num bom jingle de campanha para chamar a atenção dos eleitores.

A importância de monitorar uma campanha eleitoral no rádio

Para garantir que a mensagem realmente chegue nos ouvidos do eleitor, é preciso monitorar. Como já mencionamos no início deste artigo, são mais de 9h semanais dedicadas à propaganda eleitoral. Como um candidato pode saber se realmente sua publicidade está sendo veiculada conforme determinado no plano de veiculação? Monitorando, é claro! Um monitoramento em tempo real permite corrigir possíveis falhas e garantir que a estratégia de campanha no meio será executada.

Veiculação no horário contratado

O TRE – Tribunal Regional Eleitoral de cada Estado distribuiu a planilha de mídia dos partidos e coligações e realizou o sorteio da propaganda eleitoral gratuita no fim de julho. Depois deste passo, fica com as agências e os marketeiros a tarefa de distribuir o material e fazer com que a campanha seja executada conforme o definido. Os turnos foram divididos em três – Bloco 1 – entre 05h e 11h, Bloco 2 – entre 11h e 18h e Bloco 3 – entre 18h e 24h.  Como estão as veiculações da sua publicidade? Lembre-se: De que adianta ter uma propaganda criativa, um jingle que não sai da cabeça, se sua publicidade é veiculada em grande parte fora do horário determinado na planilha de inserção – PI?

Distribuição dos spots

Agilidade é essencial para obter um ótimo resultado em campanha política. Mudou Spot todo dia? Como realizar a Distribuição de PI’s e spots, identificando se o material foi baixado e está rodando corretamente? Quando o volume é pequeno e local fica fácil. Envio de e-mail, ligação, entrega por motoboy, entre outras. Mas quando se trata de uma campanha estadual em que estão envolvidas centenas de emissoras de rádio distribuídas em diversos municípios o trabalho fica um pouco mais difícil.

Uma das facilidades da tecnologia criada pela Connectmix permite uma distribuição de spots e PI’s em larga escala com notificação de quem baixou, horário, em que tipo de sistema abriu o e-mail, se abriu mais de uma vez, entre outros. Dessa forma, é possível realizar o envio novamente em caso de não abertura dentro do prazo estabelecido pelo TRE. Ou ter a confirmação que foi enviado e não foi aberto pelo veículo.

Apesar de possuir um banco de dados com mais de 7 mil emissoras em todo país, a distribuição do material é feita apenas para a listagem fornecida pela coligação ou candidato que contrata o serviço.

Identificação e correção de falhas 

Ao monitorar em tempo real, você tem a possibilidade de identificar falhas e corrigir dentro do período determinado. Esta ação pode ser feita pelo cliente ou, na modalidade full servisse, a equipe de suporte da Connectmix faz a identificação de déficit no relatório diário e entra em contato com a emissora.

Tenha a garantia e a segurança de que seus spots de campanha estão sendo veiculados conforme determinado!  O sucesso das urnas pode estar em alguns segundos perdidos em sua publicidade.

Censura atual e retroativa

A tecnologia da Connectmix possibilita o monitoramento, em tempo real, em mais de 7000 emissoras do Brasil. Seus relatórios fornecem uma visão macro e também detalhada de cada emissora ou campanha. O sistema possibilita monitoramento de testemunhais, oferecimentos nas aberturas e fechamentos de programas, comprovação de blitz e, é claro, identificação dos spots de sua campanha.

Identificado qualquer situação duvidosa, sua equipe de campanha pode realizar a censura ou solicitar a censura retroativa para defesa e contestação. Uma garantia a mais para quem precisa estar sempre antenado no que está sendo veiculado e, ter a garantia de que sua mensagem chegou aos ouvidos dos eleitores.

Prestação de contas auditadas

Única no país a oferecer esta tecnologia, conforme registro no INPI, a ferramenta da Connectmix é capaz de auditar sua prestação de contas no que se refere aos investimentos publicitários no meio rádio. Não passe por constrangimentos futuros quando suas contas forem auditadas por órgãos fiscalizadores. Tenha a facilidade para emitir relatórios a qualquer momento por emissora, campanha, entre outros.

Ao contratar os serviços da Connectmix, você terá em suas mãos uma poderosa ferramenta. Capaz de ajudar sua equipe nos quesitos de gestão, distribuição, checking, planejamento, auditoria e monitoramento em tempo real.

Solicite, agora mesmo, os detalhes desta poderosa ferramenta para sua campanha eleitoral!

Eleições 2018 monitoramento publicitário Connectmix

Essas matérias podem te interessar também:

– Eleições 2018: Campanhas publicitárias 100% garantidas

– Rádio x Internet: A influência dos meios nas eleições 2018

– O rádio é estratégico na campanha eleitoral

Veja mais notícias relacionadas:
8 dicas para atrair mais anunciantes para emissoras de rádio ...
3 de junho de 2019.

Saia na frente da concorrência e aumente a carteira de clientes de sua emissora com eficácia e custo-benefício.

Pedro Paulo e Alex lançam Sofrendo ao Quadrado ...
14 de maio de 2019.

A dupla Pedro Paulo e Alex acaba de lançar nas rádios de todo o Brasil, sua mais nova música de trabalho: Sofrendo ao Quadrado. O single também está disponível no […]

Ranking das mães: As artistas mais tocadas nas emissoras do Brasil ...
8 de maio de 2019.

Para celebrar o próximo domingo (12), Dia das Mães, e homenagear essas mulheres que são artistas talentosas e mães dedicadas, a Connectmix preparou uma lista com as 10 cantoras, que […]

Gabi Saraceni Lança Pensa ...
30 de abril de 2019.

A cantora Gabi Saraceni lança Pensa, sua nova música de trabalho, nas rádios de todo o Brasil. A faixa faz parte da trilha sonora da novela Poliana, e já está […]

Diego e Arnaldo lança Unidunitê nas rádios ...
29 de abril de 2019.

A dupla Diego e Arnaldo acaba de lançar Unidunitê nas rádios do Brasil. A música também está disponível no canal da dupla no Youtube e nas principais plataformas digitais. Confira! […]

AS MAIS TOCADAS DE 21 A 27 DE ABRIL ...
29 de abril de 2019.

NO TOP 3: GUSTTAVO LIMA CONTINUA EM 1º LUGAR COM CEM MIL, BRUNO E MARRONE VOLTA PARA O 2º COM SURTO DE AMOR, E ZÉ NETO E CRISTIANO DESCE PARA […]