Programação musical de sucesso: ouvintes fidelizados e anunciantes satisfeitos

Programação Musical - Connectmix
15 de agosto de 2017.

Manter uma rádio em pé parece tarefa fácil, mas não é. Não basta ter uma sede impecável, equipamentos de última geração, locutores top e não ter ouvintes e, consequentemente anunciantes. É preciso, antes de tudo, ter um planejamento, um estudo de público e perfil definido. Afinal, uma emissora, assim como qualquer outro negócio, tem como principal objetivo vender uma ideia. Para que isso aconteça, é preciso estar atento e saber o que é realmente indispensável para obter uma programação de sucesso para ter muitos ouvintes e consequentemente aumentar o faturamento com a venda de espaços publicitário.

Antes de continuar a leitura responda: que tipo de rádio você tem? Que tipo de público alcança? Qual o perfil musical? Possui programas específicos para determinados assuntos? Tudo isso á algo a ser pesquisado.  Uma boa dica, se você é novo no meio, é buscar as informações do Kantar IBOPE Media. Em 2016 eles lançaram a 3ª edição do Book de Rádio com informações do perfil do ouvinte. Outra dica ainda falando em programação é conferir o ranking das mais tocadas no país, no Estado ou por praças, assim você está antenado do que mais toca em sua região.

Conhecendo o público, definido o perfil da emissora, chegou a hora de tirar tudo do papel e, para que sua programação seja incrível, é preciso dosar. Faça que sua programação supra as necessidades dos ouvintes, mantendo um equilíbrio entre notícias, variedades, programação musical e interações ao vivo.

Ter uma equipe interessada em sair à frente é primordial e, seu locutor pode ser a grande diferença na conquista dos ouvintes. Que tal começar com um roteiro diário? Nada impede que sua emissora aborde vários assuntos, mas saiba qual o melhor horário para implantação de cada um deles, quem deve fazê-lo, o que falar e por quanto tempo. Até porque os ouvintes estão sentindo essa necessidade de interatividade. Então se sabe que o trânsito na cidade é intenso de manhã, que tal um vivo informando como está o movimento das estradas? Sabe que vai haver uma mobilização em algum bairro em virtude de um evento, que tal buscar um patrocínio e transmitir um programa ao vivo na comunidade? Tendo um planejamento é possível buscar novas oportunidades tanto para obter novos anunciantes, quanto para captar novos ouvintes.

Outra dica para aumentar novos ouvinte é através do Broadcast. Já ouviu falar nisso?

É a emissão e transmissão de sons e imagens por meio da radiodifusão (rádio ou televisão), em formato de notícias, programas recreativos, etc, porém ampliando também essa transmissão para internet, ceulares, e outros equipamentos que possuam receptor deste tipo de sinal.

Não é novidade para ninguém que a vida corrida dispersa os ouvintes dos aparelhos de rádio, mas não impede que os mesmos escutem programações inteiras com a ajuda das mídias digitais. Através do Broadcast, aumentam as possibilidades de mais ouvintes serem atingidos e sua audiência chegar ao topo rapidamente, afinal, muitas pessoas procuram sites de músicas online para ouvir enquanto realizam sua tarefas diárias.

No quadro abaixo estão as 10 emissoras mais ouvidas, ao vivo e de forma online, no país segundo o relatório do site radios.com.br Tá vendo o poder da presença digital? E a conectividade da sua emissora, como anda?

Posição Rádio Cidade / UF Visitas
 Rádio Bandeirantes 840 AM 90.9 FM São Paulo / SP 611062
 Rádio Jovempan 620 AM São Paulo / SP 549754
 Super Rádio Tupi FM 96.5 AM 1280 Rio De Janeiro / RJ 479063
 Rádio Gaúcha AM 600 FM 93.7 Porto Alegre / RS 425622
 Rádio Itatiaia 610 AM Belo Horizonte / MG 308820
 Rádio Bandnews 96.9 FM São Paulo / SP 273313
 Radio Saudade 99.7 FM Santos / SP 235891
 Radio Jovempan 100.9 FM São Paulo / SP 218697
 Rádio Jornal de Recife 780 AM 90.3 FM Recife / PE 207256
10º  Radio Transamérica 100.1 FM São Paulo / SP 188155
11º  Rádio Grenal 1020 AM 95.9 FM Porto Alegre / RS 183115
12º  Rádio Nativa 95.3 FM São Paulo / SP 172890

Se sua emissora ainda não está com presença na internet é hora de investir no meio. Mas talvez sua emissora seja uma das mais ouvidas da sua cidade. Ou quem sabe tem um ótimo volume de seguidores no Facebook. Como você explora tudo isso? Entre tantos canais e formas de aumentar a audiência, o que todo administrador deseja é ter cada vez mais ouvintes. Mas porque essa busca tão intensa pela audiência? Porque é através dela que se conquista verba publicitária.

Monitoramento publicidade - Connectmix

Então aqui faço outro questionamento. Você tem um mídia kit de sucesso? De nada adianta lindos números no papel se você não utilizar tudo isso para vender e faturar com anúncios publicitários.

 

Uma programação de sucesso

Diante de tantos fatores importantes para que pequenas e grandes emissoras atinjam uma programação de sucesso estão:

Segmentação: é aqui que iremos conhecer o público-alvo, suas necessidades, o que eles buscam quando ligam em determinada  emissora. Segmentar é uma excelente maneira de  aumentar a audiência, pois a  programação será realizada de acordo com as necessidades da comunidade ouvinte. Este item também determina o seu perfil de anunciantes. Qual Classe você atinge? Qual a faixa etária? Marcar presença em eventos, conversar com alguns ouvintes e pessoas com este perfil, além de também ser um ouvinte em determinados horários é muito importante.

Intervenção: Estar bem informado é tudo, mas como citado acima, uma dosagem equilibrada é a base para bons resultados finais já que ninguém vive só de música ou de noticiário, o bom mesmo é misturar tudo e ainda dar boas risadas com o humor incluso nas programações. Incentive participações ao vivo, blitz na rua e em eventos comunitários, motive as pessoas a ouvir parte da programação para poder ganhar brindes, enfim, aqui vale explorar suas ideias de marketing e aplicar como diferencial. Este é o principal método para que alguém fique ligado em uma ou outra emissora por mais tempo.

Música: Para manter a programação com um nível elevado de audiência é preciso que sua equipe tenha em mãos uma boa playlist. Pesquisas já mostraram que 94% da população sintoniza uma emissora para ouvir uma música de boa qualidade. Não necessariamente ritmos do momento, mas é importantes estar antenado no que a população quer ouvir, nos lançamentos do mercado musical e no ciclo de vida das músicas, afinal, tem hits que nunca morrem e tem outros de passagem tão breve que só valem para uma programação de volta no tempo.

Pra ajudar, você esta tarefa, existe um sistema que apresenta, em tempo real, o que é sucesso em mais de 7mil emissoras do país. Com filtros estratégicos, você pode acompanhar o que é sucesso, além de receber regularmente todos os principais lançamentos dos artistas do Brasil.

Se você anda não faz parte das emissoras parceiras não perca mais tempo. O acesso é totalmente gratuito e ainda você pode participar da fase de testes do novo módulo de venda de espaço publicitário diretamente pelo sistema. Você inclui seus dados e, a Connectmix vende seus espaços 24h por dia, entre no site  e  informe-se  sobre como fazer  parte dessa família de sucesso.

Saiba mais na voz de quem já utiliza o sistema. Luciano Zerbinatti, Estúdio FM 99.1, emissora atuante em todo litoral e planalto norte de Santa Catarina.

Obtendo mais anunciantes:

E quanto a seus anunciantes. O que fazer para manter os antigos e adquirir ainda mais? As possibilidades são inúmeras para as rádios manterem uma clientela convicta que necessita de seus serviços para aumentarem seus lucros. Mas diante disso algumas pedras no caminho acabam dificultando essa aproximação. A maior e mais frequente, é a redução dos gastos recorrentes da crise momentânea. Por isso, garantir um bom relacionamento com os clientes é mais uma das árduas tarefas do setor. Se o cliente sentir segurança diante de seus argumentos e comprovações, o primeiro passo foi dado e ele acabará dançando a mesma música que sua emissora. Ai é “correr para o abraço” e mostrar as vantagens dessa parceria.

Para quem quer dar segurança de veiculação dos espaços publicitários, a Connectmix também conta com este serviço. O dashboard que está instalado na sua emissora dá uma visão global de como estão as inserções de seus clientes e, caso tenha acontecido alguma falha, é possível corrigir ainda no mesmo dia. Você tem uma visão geral de todos os spots veiculados, 24 horas do dia, em seu PC, tablet ou smartphone. Saiba mais lendo a matéria sobre 8 dicas para atrair mais anunciantes para emissoras de rádio publicada também nesse blog.

 

AM para FM, como fica a programação das emissoras:

O que é essa migração? Esse processo visa fortalecer as emissoras de rádio prejudicadas com as interferências causadas com a baixa frequência. Tecnicamente chamado de abandono do dial AM. Isso acaba inviabilizando a sintonia principalmente em grandes centros. Com essa migração concluída as emissoras terão uma qualidade de áudio superior à antiga. As emissoras que assinaram o termo de migração devem apresentar um projeto técnico de instalação das novas frequências e solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) uma permissão de uso. Para migrar à faixa FM, as rádios AM vão ter que trocar seus sistemas de transmissão de sinal, que inclui transmissores, antenas e equipamentos auxiliares.

O Ministério das Comunicações, informou que existe em média 1,7 mil rádios em AM no Brasil, das quais mais de 70% (1.381) optaram por fazer seus processos de migração. “Esta migração não é obrigatória, segundo regulamenta o decreto nº 8.139, de sete de novembro de 2013, mas a maioria das emissoras acredita na migração como uma maneira de preservarem seus conteúdos”, explica Eduardo Cappia, diretor de rádio, (SET/AESP/EMC). Cappia ainda estaca dois grandes exemplos d e migração de  AM para FM, que são o México e  a Noruega “A grande diferença é que lá a migração foi compulsória. Todas as emissoras deveriam estar no FM de acordo com um cronograma, que ainda não está finalizado. O resultado é que uma grande parte da população, que não estava preparada para esta migração, ficou sem o sinal das rádios”, detalha.

Para que isso não aconteça com as centenas de emissoras brasileiras, é preciso que essa alteração seja realizada o mais rápido possível e as rádios que mesmo assim optarem por essa permanência devem mudar das menores potências para  no mínimo de mil watts.

Com todas essas transformações alguns ajustes são necessários, entre eles o dial estendido ou faixa estendida. Porque vários locais não comportam novas emissoras, ainda  mais com o grande  numero de imigrações. Mas esse é um assunto que está sendo discutido pelo governo que tem a intenção de incentivar o FM estendido para todos os receptores que serão fabricados. Para que nenhuma emissora fique no prejuízo será estipulado um tempo máximo para que as audiências se adaptem com as mudanças.  Uma das boas noticia diante dessas transformações, é que boa parte da população escuta rádio através dos receptores em FM que atualmente está presente em aparelhos celulares, e esses já possuem a banda estendida disponível. Fique por dentro de todas  as informações referentes à essa migração lendo nossa matéria que explica todos os  processos. Acesse nosso link Ministério realiza mutirão para a migração de rádios AM para FM no estado de São Paulo, e fique por dentro de todo o processo de migração AM para FM.

AM ou FM, é imprescindível que sua emissora conte com o apoio da tecnologia para ampliar mercado. Saiba mais como a Connectmix, uma empresa genuinamente brasileira, que monitora em tempo real mais de 7 mil emissoras do Brasil, pode ajudar sua emissora a crescer.

Fontes:

Maxcast

Supercomunicador

Rádio e Negócios