Destaque:
Destaque:

Profissão músico: capacitação e ferramentas de apoio

24 de agosto de 2017.

Não basta ter uma voz encantadora ou tocar muito bem um instrumento, a capacitação profissional é base do sucesso promissor.
“Se não fosse físico, acho que seria músico. Eu penso em termos de músicas. Vejo minha vida em termos de música”. A frase anterior foi dita por um dos maiores cientistas da história da humanidade, o físico e criador da teoria da relatividade, Albert Einstein. Aos seis anos de idade, ele já estudava violino com ajuda de sua mãe e aos 23, montou sua própria banda e começou a tocar em bares e encontros de intelectuais.
O que dizer sobre o assunto depois das palavras de um gênio como Einstein. Reforçamos o que foi dito acima com a seguinte afirmação: fazer música nada mais é do que um processo criativo. O simples contato com um instrumento é um canal de ligação entre criatividade e o surgimento de um grande artista.

Mas quando essa paixão vai além de escutar ou tocar uma boa música na companhia de amigos e torna-se um projeto de vida? Para isso acontecer é preciso empenho e muita dedicação. Mesmo diante de tantos talentos que nascem a cada dia, muitos não nasceram sabendo tocar um instrumento ou com uma voz de dar inveja a muitos. Inicialmente parece ser uma atividade difícil, mas com auxilio de bons profissionais, escolas e cursos superiores direcionados e muito estudo na área, aos poucos o assunto pode tornar-se mais fácil.

Dificuldades no caminho de um músico

Dificuldades no caminho de um músico

Mas quem pensa que realizar um vestibular para música é garantia de vaga na faculdade, enganou-se. Estudar música em um curso superior exige domínio da área desejada e bons conhecimentos. Para Rogério Luiz Moraes Costa, professor e coordenador de graduação do Departamento de Música da Universidade de São Paulo (USP), geralmente a “porta de entrada” dos músicos na universidade é a prova de habilidades específicas, pois é lá que serão avaliados os detalhes técnicos do candidato. “O vestibulando não pode imaginar que ele vai entrar na faculdade sem ter a mínima noção sobre música”. A gente tenta deixar isso bem claro no manual de inscrição”, afirma.

Aos interessados em aperfeiçoar seus talentos musicais é importante saber que o curso de graduação de Música oferece aos estudantes duas opções de formação: Licenciatura e Bacharelado. O que diferencia um do outro é o seguinte:

Bacharelado: O curso de Música nesta formação proporciona os conhecimentos necessários para poder criar, analisar, interpretar, e o principal, transmitir a música. Com essa formação o novo profissional poderá atuar de diversas formas, como por exemplo: como maestro, dentro de orquestras ou bandas, fazendo composições, criando melodias e fazendo novos arranjos para músicas já existentes.

Licenciatura: Aqui o novo profissional irá atuar na educação musical, que poderá ser dentro de escolas no ensino infantil, fundamental e médio, ou em institutos de música. Ele poderá ministrar aulas de noções básicas de música, canto, ritmos, e ambientação de instrumentos. Para receber o diploma de licenciatura o estudante de música deve realizar o estágio obrigatório em instituições de ensino, ou em organizações que oferecem cursos de música.

Segue a lista das melhores Faculdades de Música do País:

Segue a lista das melhores Faculdades de Música do País:

Universidade Federal de Goiás (UFG)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Saiba que ao todo são mais de 100 cursos superiores espalhados pelo Brasil e o que vale é ter conhecimento e buscar informações para o crescimento diário, e para uma carreira promissora.

Mas se você é daqueles mais ousado que, mesmo antes de ter uma formação musical, já se arriscou em colocar no papel suas letras, canta, já gravou um CD, iniciou a divulgação nas rádios do Brasil, então responda: já sabe como e onde registrar suas músicas? Como saber se ela está entre as mais tocadas e onde tem mais pedidos? Já existe uma ferramenta capaz de realizar monitoramento em tempo real e passar relatório de onde e quando sua música está sendo executada. Com o sistema da Connectmix, você ganha um gerenciador para sua carreira e foca seu tempo para produzir mais sucessos. Com os diversos relatórios oferecidos pelo sistema é possível ainda saber o ciclo de vida de uma música e, dessa forma, chegar e permanecer no topo das paradas musicais.

Outra dica é contar com o apoio de um divulgador musical. Para quem está começando este trabalho, pode ser a porta de entrada em muitas emissoras. Para quem já tem uma carreira consolidada, é um grande aliado. Este profissional também pode ter na Connectmix a oportunidade de mostrar a importância do seu trabalho para os clientes assessorados.

Saiba a opinião de quem já tem uma longa estrada percorrida no caminho da música e conta com os serviços Connectmix:

Connectmix por Daniel: “Estou usando e recomendo”.

 

QUER RECEBER MAIS DICAS? ASSINE A NOSSA NEWS

 

Veja mais notícias relacionadas:
Ranking Semanal Connectmix 01 a 07/12 ...
9 de dezembro de 2019.

Saiba quais foram as músicas mais tocadas nas rádios FM A primeira semana do último mês do ano de 2019, nas rádios do Brasil, trouxe duas dobradinhas entre as músicas […]

Os gêneros que dominaram as rádios no mês de novembro ...
5 de dezembro de 2019.

Confira quais foram os 15 estilos musicais mais tocados nas rádios brasileiras No mês que passou, o sertanejo foi o gênero mais escutado nas rádios FM do Brasil. O topo […]

“Toma Pisadinha” de Talis e Welinton em lançamento nas r ...
3 de dezembro de 2019.

Lançamento nas rádios do Brasil A dupla sertaneja Talis e Welinton, de São José dos Campos, lança hoje nas rádios a música Toma Pisadinha. A música faz parte do DVD […]

Pelo quarto mês consecutivo, Milu é a mais tocada nas rádios do Bra ...
2 de dezembro de 2019.

Saiba quais foram as músicas mais tocadas nas rádios FM do País Milu de Gusttavo Lima segue na liderança, com 82.310 execuções nas rádios FM do Brasil, seguido de Ferida […]

Blitz nacional da música “Pezin na Rua” de João Gabriel ...
29 de novembro de 2019.

Parceria com Dilsinho nas rádios do País hoje! “Pézin na Rua” do sertanejo João Gabriel em parceria com Dilsinho, está em blitz nas rádios do Brasil hoje. A música, que […]

Blitz Nacional de “Relógio Parado”, Diego e Arnaldo ...
27 de novembro de 2019.

Hoje está rolando blitz da música nas rádios Hoje tem blitz da música “Relógio Parado” da dupla Diego e Arnaldo nas rádios do País. A música foi lançada nas rádios […]