Destaque:
Destaque:

Presença digital: O poder do rádio na internet

27 de fevereiro de 2018.

Uma presença digital forte aumentará a audiência de sua rádio e, agregando novas ações, poderá também ampliar os investimentos publicitários.

Não é de hoje que fomos dominados pelos encantos da poderosa internet. Nela encontramos de tudo, desde uma pesquisa científica até as fofocas sobre celebridades do momento. De qualquer forma, temos que nos ajustar às novidades diárias da mesma.

Diante de tantas inovações o que dizer daquele amigo de gerações? Aquele que há décadas é a companhia fiel de muita gente, o velho rádio. Então, com tanta novidade no decorrer de sua trajetória, ele também sofreu modificações para atrair novos adeptos. Sendo assim as emissoras tiveram que correr contra o tempo e inovar. Não só em suas programações, como também em tecnologia de ponta e na presença digital.

Presença digital

Ainda falta, para muitas emissoras, essa conexão com o mundo digital, ou seja, marcar presença e interagir também na internet. E não estamos falando na criação de um site com informações relevantes sobre a empresa e sua programação semanal. Vivemos um momento de relacionamento. Independente de ser uma página no facebook ou um site, seja sempre criativo e interativo. Inclua programação ao vivo, realize fóruns, games ou concursos que atraiam ouvintes para os canais sociais. Realize encontros dentro da emissora com ações feitas no online. Faça lives ao vivo mostrando o estúdio e entrevistados, entre outras atividades. O importante é que eles estejam ali na era digital, mas sempre ligados na sua programação.

Audiência do Rádio

O aumento de audiência, o fortalecimento da marca e as novas oportunidades de negócios são alguns dos bons resultados relatados por empresários do setor que aderiram à divulgação eletrônica. Na opinião de Cyro Martins, gerente de jornalismo da Rádio Gaúcha, “por causa da força que a rádio tem na região, os ouvintes acabaram aumentando o acesso do site e ainda visualizaram a marca do patrocinador. A emissora foi remunerada, o site e a marca tiveram mais visibilidade”, afirma. Outra experiência relatada por Martins é que, em três meses, o número de seguidores do perfil da rádio no Twitter aumentou em 50% após chamadas durante as programações.

Com o relato acima, deu pra perceber que divulgar sua emissora nas redes sociais é de grande valia, pois todos os envolvidos ganham: ouvintes com uma melhora na programação, anunciantes porque suas marcas terão maior visibilidade e sua empresa com credibilidade nos assuntos abordados.

Ranking musical em tempo real

Modelo Relatórios Gerenciais de mídia Connectmix

E para que sua rádio permaneça no Ranking das mais ouvidas na internet, conte com o serviço da Connectmix.

Pioneira no monitoramento de áudio digital em rádios e TVs nos quatro cantos do Brasil, a Connect desenvolveu para artistas, empresários musicais e anunciantes do meio, uma ferramenta capaz de mostrar ao usuário onde e quando sua música está tocando em tempo real. Já o dashboard das emissoras, mostra o ranking das músicas mais tocadas no Brasil, região ou praça, permitindo que você possa visualizar como está a programação musical da sua emissora.

 

 

 

Com todas essas sugestões sua rádio só tende a crescer virtualmente, mas não esqueça, o povo segue tendências e quando algo não satisfaz mais suas necessidades, o bom torna-se obsoleto e a busca por novidades segue. Então, seja criativo sempre. Comece conquistando nova clientela mostrando a eles que anúncio bom é aquele que enche os olhos e ouvidos. O que fazer para que seus clientes ampliem seus investimentos divulgando também durante nas ações online da sua emissora? Potencialize o poder de sua emissora com um Super Mídia Kit, mantenha o mesmo sempre atualizado e mostrando os benefícios e alcances, esse pode ser um bom começo para futuros negócios.

Meio & Mensagem

Conforme um artigo publicado no Meio & Mensagem no dia 03 de abril de 2017, obtivemos informações relevantes para o mercado digital e seus interessados. No Brasil, de acordo com pesquisa realizada pela empresa Baian & Company no final de 2016, mostrou que 18% do investimento em publicidade das empresas brasileiras está sendo direcionado para as mídias digitais e, a expectativa é de que em 2020 a verba chegue ao patamar dos 16 bilhões. Nos EUA e Reino Unido o investimento corresponde a 33% e 51% respectivamente, isso quer dizer que estamos 15% atrás dos EUA em Mídia Social.

Marketing digital para emissoras de rádio

De acordo com a empresa que realizou esse trabalho, o marketing digital ainda é tido como algo complexo frente ao tradicional para os anunciantes. Visto que a demanda de análises de dados e compreensão dos diversos canais é muito maior. Para Luciana Batista sócia da empresa Bain & Company, ambiente digital exige habilidades analíticas e as equipes das empresas ainda não estão preparadas para lidar com essa mudança.

Com tanta versatilidade de dispositivos móveis a favor da população, já temos rádios que não se preocupam mais só em manter sua programação em sites, agora, elas também investem na criação de aplicativos para tablets e smartphones e os softwares de celulares que possibilitam também ouvintes acessarem suas emissoras preferidas.  Mostre que sua rádio está “antenada” nas inovações do mercado e amplie sua presença digital. Sua conectividade constante, pode ser o diferencial na hora que uma empresas tiver que optar por anunciar em uma ou outra emissora.

Parceria da Connectmix

A Connectmix está pronta para ajudar sua emissora a vender espaços publicitários, colaborar com informações relevantes do mercado musical, ser um novo aliado na gestão de seus contratos publicitários e mostrar sua conectividade em tempo integral. Tudo isso faz da Connectmix seu melhor parceiro. E, sabe o que é melhor? Seu cadastro é sem custo. Com a Connectmix você tem o monitoramento em tempo real. Confira essas e outras funcionalidades do sistema, solicite agora mesmo seu cadastro e seja uma emissora parceira Connectmix. Dessa forma estará mostrando que acima de tudo, sua emissora presa por qualidade na prestação de serviços.

Leia também:

Por que utilizar um sistema de gestão e monitoramento publicitário?

Comprovando a publicidade em projetos culturais

Dor de cabeça na hora de comprovar investimentos publicitários

A verdade sobre auditoria e monitoramento de emissoras de rádio

Fontes:

Abert

Madara

Veja mais notícias relacionadas:
03 formas básicas de como distribuir uma música ...
20 de novembro de 2018.

Se você é músico em início de carreira ou trabalha para estúdios ou artistas, sabe bem que o mais importante para se fazer sucesso é distribuir as músicas em diversas […]

Dia do Radialista – 7 de novembro ou 21 de setembro? ...
7 de novembro de 2018.

O radialista é um profissional tão importante para a sociedade que de 2006 até hoje tem duas datas para celebrar sua função. Radialista tem duas datas para comemorar a função […]

Sertanejo Universitário domina as paradas musicais ...
27 de outubro de 2018.

O gênero Sertanejo Universitário surgiu em meados de 2000. O ritmo é uma releitura do Sertanejo de Raiz e do Sertanejo Romântico Brega, e consiste numa linguagem mais moderna. Foram adicionados […]

OPEC – A importância do setor nas emissoras de rádio e TV ...
26 de outubro de 2018.

O significado da palavra OPEC é Operações Comerciais. O setor é responsável pela programação comercial de TV ou Rádio. E é considerado um dos mais importantes dentro de uma emissora. O […]

Andri e Hector lançam Assopra ...
9 de outubro de 2018.

A dupla Andri e Hector acabam de lançar a música Assopra nas rádios de todo o Brasil. A faixa Assopra também está disponível no Youtube nas principais plataformas digitais. Confira! […]

Primavera: Sons que embalam a estação! ...
3 de outubro de 2018.

A estação que antecede o verão começou no último dia 22 de Setembro e se encerra no dia 21 de Dezembro. É com o nascimento da primavera, que se reinstala […]