Destaque:
Destaque:

Desenhos animados e a influência musical

18 de dezembro de 2017.

Todo mundo que tem filhos, sobrinhos, afilhados, sabe que férias é tempo de achar programação para a garotada. Depois de um dia agitado em parques, passeios, praia,… nada mais gostoso que algumas horas de folga, acomodado no sofá com muita pipoca e muito desenho animado. Melhor ainda quando esse tem uma trilha sonora que encanta nossos ouvidos e desperta o gosto pela música.

A influência musical por determinado gênero acontece, muitas vezes, sem mesmo darmos conta que isso ocorreu num programas de televisão ou por estar de ouvido colado no rádio. Nesse caso os desenhos infantis tem um parcela significativa de contribuição.

Os ritmos

Mas não é de hoje que essas duas paixões estão ligadas. Décadas atrás desenhos como Tom e Jerry e Snoopy despertaram em seus fãs além de carisma pelos personagens o gosto por um gênero musical em especial: o jazz.

Outra referência musical que nos remete aos desenhos animados é a música clássica. Quem tem mais de dezoito anos deve ter escutado grandes tenores e ter apreciado o ritmo sem mesmo conhecer o gênero musical, e sabe o porquê disso? O grande feito são desenhos da época que tiravam nossa atenção e saíamos repetindo fases cantadas pelos personagens. Grande exemplo disso é o eterno Pica – Pau interpretando o “Barbeiro de Seviila” com a obra de Gioachino Rossini, “Fígaro”. O bom de relembrar esses programas é que damos vida à música e aumentamos ainda mais o ciclo de vida de um clássico.

Para recordar: Fígaro na voz do inconfundível Pica-Pau

Ídolos musicais transformados em personagens

E quando a história inverte e aqueles que até então eram cantados por personagens das séries animadas, agora viram personagens desses roteiros? Não é de hoje que essas transformações  vêm acontecendo. O maravilhoso é saber que a música além de despertar emoções e fazer parte de momentos de descontração em nossas vidas é idealizada em séries de desenhos assistidos um por legião de pessoas de todas as idades. Um bom roteiro de histórias de ação e até mesmo animação dos desenhos fica muito melhor com uma programação musical de sucesso.

Para a alegria dos adeptos do gênero a maior influência de todos os tempos é o rock. “Meu pai é um roqueiro” é uma dessas obras criadas para homenagear grandes nomes da música. Produzido em 2003, o personagem Rock Zilla faz uma releitura do vocalista, baixista e fundador da Banda Kiss, Genne Simmons. Na verdade Genne é o criador do desenho que tem como personagens Willy Zilla, um garoto de 12 anos que tem vergonha do pai roqueiro e de sua irmã que adora o fato de ser popular pela situação do pai ser famoso.

Para quem já assistiu vale assistir de novo e para os novatos segue link do

Meu Pai é um Roqueiro

Outra personalidade da música que virou personagem de desenho animado da Disney em 2011 e continua fazendo muito sucesso entre seus fãs do mundo todo, inclusive em sua apresentação recente no Rocking Rio 2017, junto da Banda Guns N’ Roses foi o guitarrista Slash.

Entre tantos outros desenhos com temas musicais que fizeram a cabeça da garotada está Jem e as Hologramas (Jem and the Holograms). Produzido nos Estados Unidos em 1985, conta a história da produtora de música Jéssica Benton, que tinha seu Ego acima do normal, era estrela de rock Jem e vocalista da banda “As Hologramas”. O desenho ainda traz a banda “Desajustadas”, rival de Jem, que usa de truques sujos para aparecer mais que as concorrentes. Uma obra recheada de música e ação.

Rock Nacional

Mas nem só de obras internacionais vivem os amantes dos desenhos animados. Para a alegria dos brasileiros, ‘Os BangerBroders’ é uma série de animação brasileira de Humor e Heavy Metal para crianças e adultos de todas as idades e veio para mudar o nicho musical. A série é uma criação de Fernando Duarte e pertencem ao Canal Juventude Perigosa e blog JuventudePerigosa.com. Vale parar um pouco e dar umas boas risadas com essa turma.

Se você é um cantor no início de carreira ou com experiência e ainda não emplacou no mercado, mas se empolgou sabendo um pouco mais sobre seu gênero preferido, vale a pena conhecer os trabalhos da Connectmix, a empresa número um em monitoramento de emissoras de rádio e TVs do Brasil.

Com os serviços Connect, cantores que tem suas músicas de trabalho monitoradas, sabem exatamente onde e quando as mesmas estão sendo executadas Brasil à fora e ainda tem a chance de trabalhar mais em lugares que essas não estão sendo escutadas para chegarem entre as primeiras do ranking musical.

O que essas séries influenciam na nova geração

Em outros tempos não pararíamos para pensar que poderíamos ser influenciados em nossos gêneros musicais através de desenhos animados de nossa preferência. Mas felizmente isso acontece e quantos artistas foram e ainda podem ser descobertos por terem despertado seu talento através de trilhas sonoras e roteiros presentes em sua infância e juventude.

Melhor ainda é saber que não precisa ser um cantor de sucesso para viver de música, até porque tocar instrumentos também pode levar muita gente talentosa a uma carreira promissora na música. Vejam por exemplo o caso do guitarrista Slash, citado acima. Seja você também mais um desses talentos e conte com quem mais entende de monitoramento musical: A  Connectmix.

Influência Musical – Mini Beats Power Rock

Ah, este desenho também não pode ficar de fora. Surgiu a pouco tempo mas já faz sucesso entre os pequenos. Será que este desenho chega pra influenciar a nova geração a curtir um bom rock? Veja um dos episódios do Mini Beats Power Rock e apaixone-se por esses bebês apaixonados por músicas e por roqueiros.

Fontes:

You Tube

Mondomoda

Veja mais notícias relacionadas:
Guilherme e Benuto lançam Flor que se Cheira ...
18 de março de 2019.

A dupla Guilherme e Benuto acaba de lançar Flor que se Cheira nas rádios de todo o Brasil. A faixa já está disponível no Youtube e nas principais plataformas digitais. […]

Cem Mil é a música mais tocada da última semana ...
18 de março de 2019.

MUDANÇAS MOVIMENTARAM O RANKING DE 10 A 16/03: “CEM MIL” DE GUSTTAVO LIMA ASSUME O 1º LUGAR, EM SEGUIDA FELIPE ARAÚJO SE MANTÉM EM 2º COM “ATRASADINHA” FEAT. FERRUGEM, E […]

Saiba mais sobre a música Gospel – estilo musical que está em cons ...
14 de março de 2019.

A música “Gospel” que vem do inglês e significa “Evangelho” é um estilo musical onde a música serve como louvor, oração ou graças a Deus, Jesus Cristo e ao Espírito […]

Direitos autorais: rádio x plataformas digitais ...
12 de março de 2019.

Mesmo com o crescimento das plataformas digitais, o meio rádio continua sendo o mais rentável para os cantores. As músicas que tocam nas emissoras arrecadam por mais tempo, por ter […]

Mais transparência em 2019 ...
12 de março de 2019.

JPouco depois de assumir o governo, o presidente Jair Bolsonaro já citou a publicidade do governo como um dos alvos de sua administração. Ele mencionou a transparência, o “BV” e […]

Robson Marques lança “VOCÊ QUE ME CONTROLA” nas rádios ...
28 de fevereiro de 2019.

O cantor de “Axenejo” Robson Marques acaba de lançar nas rádios do Brasil, sua nova música de trabalho, Você Que Me Controla. A faixa já está disponível no Youtube e […]