Destaque:
Destaque:

Dicas de gestão para emissoras de rádio

28 de novembro de 2017.

Força de vontade é importante no momento de colocar algum projeto em prática. No entanto, é preciso muito mais que isso. Os empreendedores precisam tomar conhecimento de técnicas que gerem expectativas promissoras dentro de suas empresas e isso incluiu a troca de experiências entre esses empresários.

Mas não é somente desses aspectos que uma empresa vai ganhar credibilidade e ter um crescimento produtivo. Para que essa gestão ocorra ordenadamente são necessários alguns fatores. Portanto você dirigente de emissora de rádio, hoje queremos falar mais de perto sobre alguns itens interessantes para a administração desse setor. Com dicas práticas, queremos tornar o seu trabalho mais prazeroso e destacar a sua emissora no mercadogarantindo visibilidade e lucratividade.

Gestão significa gerenciamento e administração de uma empresa e/ou uma entidade social,  de pessoas a ser gerida ou administrada. Essa tem como objetivo o crescimento estabelecido pela empresa através do esforço humano organizado. E hoje estamos aqui para falar sobre o assunto nas rádios.

Corte de despesas e controle das finanças

Diante de alguns percalços financeiros que sociedade e empesas estão vivenciando nos últimos tempos, vale lembrar que a situação apertou um pouco e com ela vem os cuidados com gastos desnecessários. Procure realizar um balanço do que realmente é necessário investir e estabeleça valores que estejam dentro dos parâmetros da emissora. Isso vai desde material de limpeza e escritório até equipamentos de grande importância para o funcionamento da programação. E muito cuidado, às vezes cabe investir em produtos mais em conta em determinados setores e gastar mais em aparelhagem do que poupar nesses equipamentos e logo ter gastos abusivos devido ao mau investimento. O mais correto nessas horas é dividir as despesas em essencial, importantes e desnecessárias.

Ainda dentro desse assunto são indispensáveis os cuidados com o controle das finanças. Tenha sempre o registro de todo dinheiro que entra e sai da emissora, assim como o destino da mesma. Dessa forma você e sua empresa estão protegidos de toda e qualquer surpresa decorrente de perdas indesejáveis.

Ofereça mais opções a seus anunciantes e ouvintes

É preciso estabelecer métodos que atraiam ambos para a programação de sua rádio. Tenha em mãos estratégias garantindo a permanência de anunciantes antigos e que novos sejam envolvidos e busquem seus serviços.

A mais certeira e ter além de um Midia Kit  sempre a disposição dos investidores, dados comprovando que o radio é o melhor meio de comunicação para levar produtos e marcas até a população. Até porque 94% dos ouvintes sintonizam uma emissora para ouvir uma boa música e consequentemente escutam os spots publicitários veiculados na programação diária.  Portanto promova ações que tornem sua rádio atraente para todos os envolvidos. Para anunciantes assíduos disponibilize opções de  espaço maiores e descontos interessantes se  esses anunciarem também em seu site. Mais visibilidade para eles e maior a chance dos ouvintes se familiarizarem com esses produtos anunciados e continuarem dando audiência a seus programas na espera de encontrar além de informação produtos que satisfaçam suas necessidades.

Leia também: 8 dicas para atrair  mais anunciantes para emissoras  de rádios.

Invista em novidades para a programação

Deixe o corriqueiro e busque alternativas que atraiam a atenção do público. Diversificação e conectividade são importantes nesse momento, pois os ouvintes querem novidades, uma programação que englobe um conjunto de requisitos, por exemplo: enquetes sobre assuntos de interesse da população e utilidade pública e a cada dia  abordar  um desses assuntos levando especialistas e  pessoas que  passaram por essa situação para conversar e  interagir com os  ouvintes através de  mesa  redonda, incluindo programação musical que  não torne  o assunto maçante e não esquecendo que a internet é sua maior  aliada, portanto adiante o assunto abordado um dia antes em suas plataformas  digitais.

Outro formato interessante é realizar vídeos com os bastidores dos programas e divulga-los nas redes sociais, um atrativo a mais para os ouvintes estarem sempre conectados a você. A população está cada vez mais exigente e não se contenta com pouca coisa e esse é um trabalho que credibilidade e criatividade devem andar juntos.

Tenha personagens marcantes

Dificilmente as emissoras de rádio e televisão não têm em determinado programa  personagens que atraia a atenção de ouvintes e telespectadores. Indiferente se esse é um radialista que não tenha “papas na língua” e fale o que achar certo doa em quem doer, ou alguém engraçado que traga alegria ao público. Esses são funcionários que devem ser aproveitados dentro da emissora em diversos formatos, inclusive em chamadas de áudio ou vídeo nas redes sociais para sua programação. Há também a possibilidade desses visitarem eventos produzidos pela emissora e interagirem com a população.

Caso sua emissora ainda não trabalha com esse formato, é hora de pensar no assunto e investir, vale a pena.

Calcule o engajamento

Nem sempre é possível acertar, e para que isso não ocorra com frequência é interessante que as emissoras de rádio calculem o engajamento entre ela, as campanhas propostas e ouvintes através das redes sociais, o que realmente está dando certo ou precisa ser melhorado. Diante dos comentários realizados a rádio saberá o que realmente está ou não funcionando com seu público alvo.

Divulgue suas redes sociais durante a programação

Quem não gosta de ser presentado? Então aproveite o embalo divulgue suas páginas durante a transmissão de sua programação e presenteie com brindes da própria radio ou de anunciantes parceiros aqueles que seguirem o instagran, facebook e twitter da rádio. Nesse momento a descontração poderá ser a ponte para um estreitamento maior dessa relação: ouvinte/emissora. Fica a dica.

Monitoramento em tempo real

Se as dicas acima forem traçadas como metas dentro da sua empresa, um grande passo foi dado para tornar-se um gestor de sucesso. Porem será necessário um acompanhamento de auditoria da veiculação de spots comerciais e programação musical diária. Com todo esse avanço as coisas melhoraram muito e o tempo está curto para esse tipo de tarefa? Sem problemas, pois a Connectmix veio para garantir que a programação de sua emissora seja monitorada em tempo real 24 horas do dia, assim como as mais de sete mil rádios parceiras da companhia. E o mais importante você terá a sua disposição relatórios dinâmicos e personalizáveis além da gestão e controle de seus investimentos.

Não perca mais tempo entre em contato e solicite uma demonstração gratuita de nossos serviços.

Aproveite também para saber a opinião de quem já conta com esses serviços.

Depoimento Elder Black- Rádio Pontal FM

Faça parte você também do grupo de emissoras parceiras da Connectmix!

Gestão de Emissoras de rádio gratuito Connectmix

Fontes:

AERP

Teletronix

SEBRAE

Veja mais notícias relacionadas:
03 formas básicas de como distribuir uma música ...
20 de novembro de 2018.

Se você é músico em início de carreira ou trabalha para estúdios ou artistas, sabe bem que o mais importante para se fazer sucesso é distribuir as músicas em diversas […]

Dia do Radialista – 7 de novembro ou 21 de setembro? ...
7 de novembro de 2018.

O radialista é um profissional tão importante para a sociedade que de 2006 até hoje tem duas datas para celebrar sua função. Radialista tem duas datas para comemorar a função […]

Sertanejo Universitário domina as paradas musicais ...
27 de outubro de 2018.

O gênero Sertanejo Universitário surgiu em meados de 2000. O ritmo é uma releitura do Sertanejo de Raiz e do Sertanejo Romântico Brega, e consiste numa linguagem mais moderna. Foram adicionados […]

OPEC – A importância do setor nas emissoras de rádio e TV ...
26 de outubro de 2018.

O significado da palavra OPEC é Operações Comerciais. O setor é responsável pela programação comercial de TV ou Rádio. E é considerado um dos mais importantes dentro de uma emissora. O […]

Andri e Hector lançam Assopra ...
9 de outubro de 2018.

A dupla Andri e Hector acabam de lançar a música Assopra nas rádios de todo o Brasil. A faixa Assopra também está disponível no Youtube nas principais plataformas digitais. Confira! […]

Primavera: Sons que embalam a estação! ...
3 de outubro de 2018.

A estação que antecede o verão começou no último dia 22 de Setembro e se encerra no dia 21 de Dezembro. É com o nascimento da primavera, que se reinstala […]