Destaque:
Destaque:

Plataformas digitais para ouvintes e emissoras se conectarem

6 de setembro de 2017.

Com os avanços tecnológicos constantes, os meios de comunicação estão sofrendo transformações diariamente, e com o rádio não poderia ser diferente, principalmente pelo fato de ser o meio de comunicação mais querido entre as populações e manter uma mídia massiva de alcance de todos.

Devido às características particulares que o rádio possui, e que por sua popularidade torna as emissoras radiofônicas diferentes dos demais meios de comunicação, foi preciso que esse se readaptasse em diferentes plataformas, alçando novos caminhos.

Para Luís Roberto Antonik, Diretor-Geral da Abert (Associação Brasileira de emissoras de Rádio e TV), é por intermédio do rádio, que a população escuta notícias sobre a realidade de sua cidade. Segundo ele, apesar da globalização das comunicações, nenhuma outra informação interessa mais ao cidadão do que aquela que trata das questões que falam de seu cotidiano. “Este ainda é um grande trunfo do rádio. Por isso, ele segue sendo tão importante para a cidadania”, afirma Antonik.

A internet chegou para beneficiar o aumento da divulgação de eventos das emissoras e aproximar-se mais dos ouvintes. Assegurando maior repercussão ao público e esse poderá interagir de diferentes formatos as mensagens recebidas. O poder do rádio na internet está se expandido cada vez mais.


 Prova disso é que em 2011, 89% dos lares brasileiros mantinham a presença de um aparelho de rádio, já em 2013 esse número caiu para 75%, mas é importante salientar que a audiência e os faturamentos não caíram. Isso confirma o que cometamos acima: as mídias digitais estão ai para melhorar o vínculo entre emissoras e ouvintes, pois o veículo está desenvolvendo maior alcance nesse meio. Cerca de 80% das emissoras estão na rede mundial através da internet.  Os aparelhos convencionais estão abrindo espaço para outras plataformas.

Por intermédio de um levantamento realizado pela Abert, descobrimos que 88% dos aparelhos de celulares vendidos no mercado contam com uma rádio FM integrada. Sendo assim, é primordial que nos dias de hoje as emissoras façam uso de aplicativos para veicular programação e interagir com seus ouvintes.  Se você administra uma das milhares de emissoras espalhadas pelo Brasil e ainda não conta com um sistema de monitoramento para melhoria de seus serviços, não perca mais tempo, converse com a equipe Connectmix e sua emissora terá em mãos um serviço de primeira realizado por uma companhia que presa por localizar e colocar ao alcance do usuário, em TEMPO REAL, todos os fonogramas cadastrados.

Para que sua emissora de rádio ganhe cada vez mais ouvintes, conheça algumas plataformas digitais que podem auxiliar você neste trabalho:

WEB APP

Com essa plataforma, além dos aplicativos (Android e IOS), agora existe mais uma possibilidade para sua rádio. Através do Windows Phone, BlackBerry e FireFox OS, seus ouvintes também poderão acompanhar sua rádio na versão APP WEB. Essa é uma página web mobile igual ao seu aplicativo onde poderá alojada no seu domínio. Disponível em todos os planos e com um único download, os ouvintes poderão ter acesso a todas as emissoras e escolher as de sua preferência, divulgar todas as emissoras em um só lugar, sua equipe terá mais lugares para vender espaços publicitários entre outras.

Aqui temos a comprovação de que esse aplicativo está dando certo através de uma das rádios que já conta com esse serviço: a Rádio Joinville através desse programa realiza a programação de envio automático de mensagens Push, na qual programa o envio com dia e horário com 15 minutos de antecedência do evento. As mensagens aparecem em todos os celulares de seus ouvintes com a logo da radio e o toque de notificação de um apito, algo que lembre o jogo de futebol. Uma forma criativa de colocar sua radio em contato com o maior número de pessoas possíveis.

MyTuner Rádio Brasil

 A crescente aparição dos aplicativos facilita à ligação emissora/ ouvintes, o importante é verificar qual se adequa melhor a sua empresa. Segue mais uma opção, conheça agora as funções do MyTuner Radio Brasil  que é um aplicativo para ouvir rádio com mais de 30 mil estações do mundo todo. O app oferece cerca de 400 rádios brasileiras e possui controles fáceis de serem usados. Portanto antes das rádios aderirem ao aplicativo é preciso saber o modo como está sendo enviado o sinal de sua programação pela internet, caso não esteja do mesmo padrão solicitado os ouvintes não terão acesso a ela. Trabalho realizado da forma correta, o usuário não terá com o que se preocupar, a não ser em curtir sua preferida. Com 52 milhões de indivíduos sintonizados diariamente as possibilidades de crescimento junto das mídias digitais aumentam o percentual de pessoas sintonizadas a seu favor.

Rad.io

O que você acha de ter 15 mil possibilidades de emissoras de todo mundo a seu dispor? Pois bem, baixando o app Rad.io isso é possível. Mas mesmo que o aplicativo encontre rádios próximas a seu usuário, o maior número de estações disponíveis são as que estão fora do Brasil.

Outra forma de captar mais ouvintes e patrocinadores para sua programação diária é fazer como mais de sete mil emissoras brasileiras que já contam com os serviços Connectmix. Com esse sistema, totalmente online, você montar e combinar diversos tipos de relatório qualitativos e quantitativos. Vale saber que mantendo essa parceria, que é totalmente gratuita, você terá a qualquer hora do dia, soluções avançadas  e confiáveis através de monitoramento Connectmix.

 

Fontes:

Exame

Abert

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja mais notícias relacionadas:
Guilherme e Benuto lançam Flor que se Cheira ...
18 de março de 2019.

A dupla Guilherme e Benuto acaba de lançar Flor que se Cheira nas rádios de todo o Brasil. A faixa já está disponível no Youtube e nas principais plataformas digitais. […]

Cem Mil é a música mais tocada da última semana ...
18 de março de 2019.

MUDANÇAS MOVIMENTARAM O RANKING DE 10 A 16/03: “CEM MIL” DE GUSTTAVO LIMA ASSUME O 1º LUGAR, EM SEGUIDA FELIPE ARAÚJO SE MANTÉM EM 2º COM “ATRASADINHA” FEAT. FERRUGEM, E […]

Saiba mais sobre a música Gospel – estilo musical que está em cons ...
14 de março de 2019.

A música “Gospel” que vem do inglês e significa “Evangelho” é um estilo musical onde a música serve como louvor, oração ou graças a Deus, Jesus Cristo e ao Espírito […]

Direitos autorais: rádio x plataformas digitais ...
12 de março de 2019.

Mesmo com o crescimento das plataformas digitais, o meio rádio continua sendo o mais rentável para os cantores. As músicas que tocam nas emissoras arrecadam por mais tempo, por ter […]

Mais transparência em 2019 ...
12 de março de 2019.

JPouco depois de assumir o governo, o presidente Jair Bolsonaro já citou a publicidade do governo como um dos alvos de sua administração. Ele mencionou a transparência, o “BV” e […]

Robson Marques lança “VOCÊ QUE ME CONTROLA” nas rádios ...
28 de fevereiro de 2019.

O cantor de “Axenejo” Robson Marques acaba de lançar nas rádios do Brasil, sua nova música de trabalho, Você Que Me Controla. A faixa já está disponível no Youtube e […]