Destaque:
Destaque:

Campanha publicitária: Reduzindo etapas

22 de agosto de 2017.

Com a Connectmix você, sua empresa, seu veículo de comunicação e todos os fornecedores envolvidos, geram negócios e aumentam os acertos.

Pois bem, mais uma campanha deverá ser produzida e entregue para veiculação. Para que tudo ocorra da melhor forma possível, não basta encaminhar seu produto finalizado para os veículos de comunicação e sentar no escritório esperar resultado. Ainda há uma longa caminhada pela frente e nessa jornada algumas etapas precisam ser cumpridas.

Imagina uma pessoa leiga sentada na mesa ao lado de publicitários discutindo assuntos de trabalho. Muitos se sentiriam verdadeiros ETs, afinal tem cada termo estranho nesse meio. Realmente, mas assim como em toda profissão, o vocabulário técnico é fundamental para sucesso no desempenho de uma atividade.

Um bom Briefing: Cartão de visitas para as agências

Palavra difícil mais essencial para que uma campanha tenha resultados positivos. O briefing é para a publicidade o que o puxador de samba é para uma escola se sair bem no carnaval, essencial. Nele deverá conter a situação atual da empresa tanto os problemas quanto as oportunidades de negócio. Para que o ciclo não se feche logo n inicio das negociações é necessário ter cuidados. Através dele você ficará a par das necessidades de seu cliente, suas dificuldades,  e assim implantar uma campanha que supra todos esses problemas. Existem muitos modelos prontos e sua agência pode adaptar um modelo para o tipo de  trabalho que você faz.

Conheça e identifique o veículo que irá divulgar:

 Sonhar com seu produto veiculado nas mais diversas mídias no horário nobre, é o desejo de qualquer empresário e dono de agência de publicidade que realiza os trabalhos. Mas infelizmente a realidade não é a mesma para todos. Antes de tudo, é preciso um bom investimento para que isso aconteça, realidade distante para grande parte dos investidores devido à crise financeira momentânea.

E agora o que fazer para tudo sair perfeito? Esse é um trabalho que deve ser realizado pelas empresas contratadas, no caso: as agências de publicidade. Diante de tantas informações passadas por seus clientes referentes ao produto, é necessário buscas precisas sobre seu público-alvo, a grade de programação desses veículos e o horário que esse spot mais se encaixa. Dessa forma serão evitados gastos desnecessários para ambas as partes.

Portanto é primordial que esse profissional realmente conheça o veículo com quem irá realizar parcerias. Uma coisa é certa, nenhum outro meio de comunicação é mais indicado que o rádio. Além de ser o mais popular entre todos, ele atinge um número imenso de pessoas das mais diversas classes sociais, que fará de sua campanha um estouro nas vendas.

Mas muito cuidado, não saia por ai veiculando seus trabalhos sem antes averiguar sobre a credibilidade das emissoras, isso poderá trazer grandes consequências a sua empresa. A Connectmix é uma companhia que realiza exatamente esse tipo de serviços. Monitora músicas e spots comerciais em torno de sete mil emissoras de rádios brasileiras. O que permite localizar e colocar ao alcance do usuário, em tempo real todos os fonogramas cadastrados. Evitando dor de cabeça para sua equipe na hora de apresentar dados referentes à campanha para seus clientes.

Gerando PI:

Após serem concluídas as etapas de criação e escolha das emissoras que serão veiculadas seu spot, é preciso que ocorram as inserções do mesmo na mídia. Mas o que vem a ser um Pedido de Inserções? É um documento enviado aos meios de comunicação autorizando os mesmos a veicular seus comerciais. No documento serão imprescindíveis informações com o nome do veículo, praça, inserções, datas, valores e todos os dados de faturamento. Esse termo também é conhecido por AI – Autorização de Inserções ou AV-Autorização de Veiculação. O documento poderá ser gerado de duas formas: por PDF ou seu remetente deverá clicar em personalizar para definição de quais informações deverão contar ou não em seu documento.

É importante lembrar que essa atividade não tem como ser exercida somente por uma pessoa, ainda mais quando a agência tem um fluxo maior de clientela e as demandas de inserções são maiores. Toda empresa criativa está sujeita ao crescimento constante, e a necessidade por uma equipe especializada é de extrema necessidade. Mas a novidade é que não é preciso mais um monte de pessoas para executar esta tarefa. A Connectmix desenvolveu um sistema que ajuda as empresas e agências neste processo de gerar, enviar e confirmar se as PIs chegaram ao seu destino de forma correta. Quer saber como funciona?

 

Envie seu Spot cobrando se o mesmo foi recebido pelas emissoras:

Chegou aquele momento onde toda a equipe tem que estar atenta. Os spots foram enviados e agora é esperar pelos disparos. Correria total, etapa onde a atenção é redobrada para que nada daquilo que foi realizado até agora seja jogado pela janela. Distribuídos os spots, é preciso conferir o recebimento e implantação das emissoras. Caso o retorno não tenha vindo através de e-mail, será necessário conferir por telefone.

Agora imagina dispor funcionários para realizarem essa tarefa por horas, até porque não estamos falando somente de um cliente e sim de vários. Outras atividades ficariam pela metade e o acúmulo de trabalho causaria transtornos maiores. Pequenas e grandes empresas publicitárias: uma publicidade eficiente é aquela que gera lucros para você e seus investidores.

Faça como tantas agências do país e informe-se sobre a empresa brasileira que disponibiliza para seus clientes muito mais que uma ferramenta de gestão publicitária. A Connectmix informa através de um software dados reais extraídos de um todo, não é só uma amostragem ou uma pequena fatia do mercado. Com esse sistema agência e clientes terão transparência e segurança. Através de sua tela de computador a companhia irá lhe mostrar em tempo real a qualquer hora dia regiões, estado e cidades onde seu comercial está sendo veiculado.

Será que seu spot realmente está tocando? Anos atrás essa etapa da liberação de uma campanha publicitária era concluída sem nenhuma precisão imediata e muito menos em um curto espaço de tempo. Conhecida como período escuro para o setor de cheking da agência. A única possibilidade era esperar dias para receber relatórios referentes a spots veiculados nos meios de comunicação e esses ainda eram realizados com dados baseados em amostragem, o que causava certos desconfortos aos gestores das agências com a falta de alguns dados solicitados pelos investidores. E agora? A situação melhorou? Muito. Graças à evolução tecnológica e seus programas inovadores, tudo pode ser resolvido instantaneamente. Para tirar suas dúvidas, seus serviços se resumirão em abrir a tela com computador, acessar a Connectmix e através de seu mapa selecionar somente a região que atinge sua campanha publicitária. Melhor ainda, filtre por estado que está que esse está sendo transmitido dentro das programações e terá informações sobre o ponto das execuções indicando cidade e nome da emissora. Simples assim.

O número de veiculação diária está correto?

Em outras épocas, essa era uma dúvida que você de repente não saberia. Até porque não tem como parar o dia inteiro em frente ao rádio ou televisão para saber se a veiculação aconteceu em todos os horários marcados, ainda mais quando se trata de uma campanha que atinge várias praças. Mas com a instalação do sistema de monitoramento Connect, emissoras e agências ficam sabendo o motivo exato de um spot não ser transmitido em certa localidade e horário. Ex: Bem no horário de seu spot ser veiculado na região central de Minas Gerais, ocorreu um acidente grave e o locutor teve que entrar com um plantão local. Todas essas informações estão inseridas  nos gráficos apresentados pela empresa.

Recebendo relatórios:

 A campanha está chegando ao fim e relatórios devem ser apresentados aos clientes. Não fique de cabelo em pé ao apresentar relatórios do final da campanha a seus clientes. Nesse período é necessário ter em mãos documentos relacionados sobre o sucesso da ação, falhas e o que poderá ser melhorado ou nunca mais acontecer futuramente. Mas pra que esperar tudo ser finalizado se poderá ter essas informações no decorrer de todo o processo? A Conecctmix encaminha através do mapa relatórios com atalhos, informações breves e detalhadas. Dúvidas para analises mais profundas e exatas de seu investimento. Não espere, acompanhe em tempo real e saiba imediatamente se tudo está sendo veiculado conforme o contratado por seu cliente. Com dados qualitativos e quantitativos terá em suas mãos o Raio X completo sobre dias e hora determinadas para as  veiculações de  seu spot.

Efetuando pagamentos: Quais procedimentos e tempo para obter notas fiscais das emissoras? Diante das dificuldades econômicas que o país vem enfrentado nos últimos tempos, todo cuidado é pouco, principalmente quando o assunto é acerto de contas. A nota fiscal é imprescindível, mas esse é um assunto que ainda gera muitas dúvidas aos empreendedores. Até porque esse processo tem várias nomenclaturas e é preciso estar por dentro para não gerar confusão.

De acordo com orientação do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), as emissoras de rádio e TVs brasileiras devem obrigatoriamente emitir a Nota Fiscal de Serviço de Comunicação Modelo 21 (NFSC 21).

Além de ser uma obrigação, a utilização da NFSC 21 traz uma série de benefícios para as emissoras: entre eles:

  • Não há retenção de impostos na fonte – isso garante a inclusão da instrução normativa federal que isenta do Imposto de  Renda os valores repassados pelas agências.
  • Isenção do imposto local (muitas rádios pagam ISS ao emitir NF de prestação de serviços).

Após a resolução do Conselho Nacional de Política Fazendária – CONFAZ, na 112ª no ano de 2003, todos os estados precisam emitir a Nota Fiscal de Serviço de Comunicação Modelo 21 de Via Única NFSC.

Quanto às agências de publicidade, o ISS estende-se na prestação de serviços de publicidade e propaganda: todos os serviços prestados pelas agências o imposto será calculado pela mesma sobre  o valor da receita bruta provenientes dos serviços prestados. (Art. 47 do RISS/09). Traduzindo: Será reduzida a base de cálculo do imposto nos serviços prestados pela respectiva agência na possibilidade da produção gerada ser executada por terceiros. É preciso que a emissora envie um documento em nome do cliente aos cuidados da agência, logo a agência de publicidade irá emitir uma nota fiscal em nome do cliente, durante esse período é calculado impostos a serem cobrados.

Em prática, o veículo de comunicação deverá pagar a agência o valor da comissão após o pagamento ser realizado pelo cliente final. Quando ocorrer veiculação de mídia o valor pago e de 20%, se foi firmado somente a produção de material o valor será de 15% diante de nota fiscal. O veículo de comunicação ou prestador de serviço de produção já deve ter esse valor embutido no seu preço, negociado junto à agência no fechamento da mídias do cliente, e deve repassar isso à agência (agência emite uma nota fiscal para o veículo, para receber esse montante após o efetivo pagamento).

Após as dicas sobre as etapas para liberação de uma campanha publicitária, seus projetos têm tudo para ir além do esperado. Siga à risca e faça delas uma ponte para seu sucesso. Aproveite a oportunidade e anote em sua agenda sugestões importantes referentes às ferramentas indispensáveis para uma agência de publicidade.

Veja mais notícias relacionadas:
5 motivos para investir em Monitoramento Publicitário ...
13 de setembro de 2018.

A tecnologia é uma grande aliada dos gestores na hora de tomar decisões importantes. E além disso ter um melhor controle tanto do trabalho da equipe, quanto dos resultados alcançados […]

5 coisas que todo o cliente espera de uma agência de publicidade ...
10 de setembro de 2018.

Para manter um cliente, as agências de publicidade devem, além de produzir campanhas super criativas, estar atentas a outros fatores fundamentais para proporcionar uma maior satisfação do cliente. E consequentemente, […]

Cresce investimento publicitário no meio Rádio ...
4 de setembro de 2018.

Foram divulgados recentemente pelo Conselho Executivo das Normas Padrão (Cenp), novo indicador do mercado publicitário, os investimentos em compra de mídia no Brasil divididos por segmento. Os dados foram analisados […]

Toda campanha exige checking de mídia? ...
21 de agosto de 2018.

O checking tem como função verificar se os anúncios foram veiculados, e quando já foram, se estavam de acordo com o que foi pedido pelo contratante, seja através de uma […]

As músicas mais tocadas nas rádios do Brasil de 12 a 18 de agosto ...
20 de agosto de 2018.

As Músicas mais tocadas. No Ranking Semanal divulgado pela Connectmix nesta segunda-feira (20/08), tem novidades novamente no Top3. Eduardo Costa continua na liderança com “Olha Ela Aí”, mas Zé Neto & Cristiano […]

5 benefícios da tecnologia na gestão de campanhas publicitárias ...
14 de agosto de 2018.

O que antigamente demorava tempo, era feito de forma manual, demandava o envolvimento de muitas pessoas e utilizava um elevado número de papéis, hoje é feito de forma rápida, on-line, […]