Destaque:
Destaque:

Quem é o divulgador artístico?

25 de julho de 2017.

Saiba como funciona o trabalho desse profissional que pode levar e manter um artista no topo das paradas musicais.

Correr atrás dos sonhos, ter uma carreira de sucesso, fazer muitos shows. É tudo que deseja um cantor, uma dupla ou uma banda em início de carreira. Mas para que isso aconteça infelizmente a maioria passa por uma longa jornada e outros terão reconhecimento momentâneo ou nem isso. Se atualmente, com toda evolução das mídias sociais, artistas ainda sofrem para alcançar o topo das paradas musicais, imagine como eram décadas atrás.

Fazendo uma viagem no tempo, percebemos que do vinil até hoje, muita coisa mudou, mas cada época teve sua importância para que atualmente o Brasil tenha essa diversidade de gêneros musicais que encantam gerações. Os anos passaram e essa evolução só nos trouxe benefícios, tanto para o artista quanto para a indústria fonográfica.

Diante de tantos percalços no caminho de quem almeja um lugar ao sol, tem um profissional que pode ser a ponte entre o artista e o mercado da música, o divulgador artístico. Esse irá estreitar relacionamentos com emissoras de rádios e televisão, assim como de empresas jornalísticas, revistas e mídias digitais. Dessa forma, o artista terá seu trabalho divulgado com mais facilidade. Esse profissional precisa ter bons relacionamentos profissionais e pessoais com diretores artísticos e de programação das rádios para garantir o sucesso de quem os contrata. Talvez ele seja um dos pontos fundamentais para conquistar aquele tão sonhado espaço na programação das rádios do país, estado ou praça.

Saiba como funciona:

 Divulgação em Rádios:

O gênero musical irá determinar quais as rádios certas para tocar sua música. Pois seria praticamente impossível tocar um rock em uma rádio destinada à MPB por exemplo. Esse é um dos cuidados que o divulgador deve ter na hora de apresentar seu cliente. Para cantores ou bandas terem suas músicas tocadas nas emissoras, seus nomes destacados no mercado fonográfico e alcançarem um grande número de fãs é preciso cuidar de duas coisa, divulgação e gerenciamento de carreira. Quem conta com um divulgador já tem meio caminho andado, basta apenas avaliar se o custo x benefício está valendo a pena. Como saber? Simples. Tendo uma ferramenta que monitora, em tempo real, todas as execuções das suas músicas em mais de 7 mil emissoras do país. Quer testar esta funcionalidade, clique aqui!

Já para quem está na profissão de divulgador ou para quem quer começar nesta área, vale sempre lembrar que uma boa divulgação em emissoras de rádios tem que:

* Apresentar a música e o artista aos coordenadores das emissoras;

* Negociar execução para fazer parte da programação;

* Agendar entrevistas ao vivo ou por telefone com os artistas;

* Realizar ações promocionais envolvendo artista, ouvintes e rádios;

* Pocket shows promocionais;

* Destacar na programação das rádios e redes sociais a participação do artista em algum horário específico.

Para quem quer se destacar ainda mais outras duas dicas são fundamentais:

* Acompanhar, em tempo real, a execução das suas músicas em todo país, e surpreender a emissora com uma ligação para agradecer; Este, com certeza, será o seu maior diferencial na Era do Relacionamento.

* Outra dica muito bacana para que o artista não seja apenas a explosão de uma composição, é acompanhar o ciclo de vida da música. Ver se ela está tocando na mesma intensidade, e como está o lançamento e execuções de novas músicas é o diferencial para permanecer em uma carreira sólida.

 

Divulgação em TV:

Podemos dizer que a televisão é também uma grande vitrine para um artista divulgar o seu trabalho e manter-se na mídia. Para que isso aconteça é necessária boa apresentação do mesmo para os produtores de programas, negociar agenda do artista, acompanhar o mesmo em gravações externas ou em estúdios. Esse trabalho também é conduzido por um divulgador artístico.

E como acompanhar seus lançamentos na TV? A Connectmix é também a única empresa no país com a possibilidade de acompanhar, em tempo real, a veiculação de seu spot ou música nas emissoras de TV.

 

E como funciona o Marketing Artístico?

É desenvolvido conforme necessidade do cliente, como gestão de carreira, produção de conteúdos e muitas outras ferramentas que auxiliam no desenvolvimento artístico.

Como por exemplo:

-Estudo da imagem do artista (valorização da marca, estilo musical, apresentação pessoal, atitude);

– Definição de metas e estratégias para se atingir o objetivo definido através de ferramentas de marketing e publicidade;

– Elaboração de projetos,

– Criação de planos de ação.

Mas como nem tudo são flores, e em todos os campos existem indivíduos com segundas e terceiras intensões. Para você não cair em falsas promessas e acabar com sua carreira antes mesmo dela começar, s.

Quem contrata esses serviços?

A procura por esses profissionais é feita por cantores, grupos ou bandas musicais em início de carreira ou até mesmo no topo das paradas musicais. Mas é sempre bom lembrar: quem pretende contratar um bom divulgador artístico precisa ter alguma experiência na área desejada, caso contrário o seu colaborador ficará sem material para mostrar ao mercado. E nunca esqueça, a carreira de um artista é praticamente uma empresa, se não tiver uma boa administração cai na falência muito fácil. Se você é um cantor solo, tem uma dupla ou faz parte de uma banda e ainda não possui um planejamento de carreira, comece agora mesmo traçando onde você está e onde deseja chegar.

Nós realizamos uma matéria falando sobre isso

Resultados do trabalho de um divulgador nas rádios brasileiras

Para facilitar esse processo, a Connectmix está aqui para monitorar suas músicas de trabalho em mais de sete mil rádios do Brasil. Sendo assim, o artista estará por dentro do ranking musical e saberá em tempo real se suas músicas estão entre as mais tocadas no país, estado ou praça. Seus lançamentos também são divulgados em nossas redes sociais e alcançam um número extraordinário de pessoas e também de emissoras de rádio. A Connectmix é excelente todo divulgador que quer mostrar que seu trabalho é um sucesso, bem como, para os artistas que querem acompanhar, em tempo real, o trabalho do seu divulgador.

 

 

Veja mais notícias relacionadas:
Maike e Felipe lançam Que Rolê é Esse ...
13 de dezembro de 2018.

A dupla Maike e Felipe estão lançando nesta quinta-feira, 13 de dezembro, sua mais nova música de trabalho, Que Rolê é Esse, nas rádios de todo o Brasil. A faixa […]

Felipe Nunes lança DE BEBÊ A ZÉ NINGUÉM ...
12 de dezembro de 2018.

Felipe Nunes acaba de lançar De Bebê a Zé Ninguém nas rádios de todo o Brasil. A música, que conta com a participação da dupla Humberto e Ronaldo, também está […]

Andri e Hector lançam AGRAVANTE SOFRÊNCIA ...
12 de dezembro de 2018.

A dupla Andri e Hector lançam hoje nas rádios de todo o Brasil, sua noa música de trabalho, Agravante Sofrência. A faixa, que conta com a participação de Felipe Araújo, […]

Rodrigo Marim lança EMBOLOU ...
11 de dezembro de 2018.

O cantor Rodrigo Marim está lançando hoje sua nova música de trabalho, Embolou, nas rádios de todo o Brasil. A faixa também está disponível no canal de Youtube do artista […]

Polyanna Araujo lança Vida Bagunçada ...
10 de dezembro de 2018.

A cantora Polyanna Araujo acaba de lançar sua nova música de trabalho, Vida Bagunçada, nas rádios de todo o Brasil. A faixa já está disponível no Youtube e nas principais […]

Osnir Alves lança Me Deixa Ficar ...
7 de dezembro de 2018.

O cantor Osnir Alves acaba de lançar Me Deixa Ficar nas rádios de todo o Brasil. A faixa já está disponível no Youtube e nas principais plataformas digitais. Confira! Me […]