Dicas para se tornar um anunciante de sucesso

Dia do Anunciante - Anunciantes Connectmix
29 de setembro de 2017.

Os anunciantes mais frequentes são invariavelmente as empresas de maior sucesso.

Entre outras datas importantes a serem comemoradas em setembro, hoje estamos aqui para falar de uma em especial: o Dia do Anunciante, comemorado no dia 29/09. Podemos designar como anunciante tanto pessoa física como jurídica que queira anunciar determinada marca, produto ou serviço.

O dia 29 de Setembro foi escolhido baseado na mesma em que é comemorado o dia de São Gabriel, um anjo conhecido como mensageiro de Deus ou “anunciador” responsável por avisar o nascimento de Jesus Cristo para Virgem Maria. E porque não damos início a essas comemorações com algumas dicas para quem mantém os meios de comunicação ativos, afinal de contas, para que as mídias mantenham-se em pé é preciso, uma base muito bem estruturada e principalmente, apoiadores que confiam no potencial dessas mídias para divulgação de seus produtos e serviços.

 

Onde investir: Tipos de mídia

Rádio, TV, Jornal, Internet, Outdoor, Busdoor,… os tipos de mídia são muitos e os veículos também. Identificar em quais investir é uma tarefa que demanda tempo e pesquisa. Se você conta com uma agência, esta já possui um banco de dados com inúmeros fornecedores e pode auxiliar bastante nesta tarefa, mas se você ainda não conta com um trabalho profissional, pode realizar a consulta em algumas entidades do setor, além de contar com um relatório onde mostra o perfil da publicidade e seu impacto na economia do Brasil. Já se você investe no meio rádio, a Connectmix pode ser uma ótima ferramenta para apoio e gestão de toda sua campanha publicitária, fornecendo um espaço com diversas informações de rádios de todo Brasil, inclusive com a possibilidade de comprar a mídia, gerar as PI’s, enviar spot, monitorar e emitir relatórios, tudo diretamente da plataforma que está acessível 24h por dia em seu PC, tablet ou smartphone.

Ouvintes e a empatia com o rádio

O número de meios de comunicação onde anúncios podem ser veiculados diariamente é variado. Todo dia surgem novos e também muitos encerram suas atividades. O que todo anunciante quer é ver seu produto ou serviço chegando ao conhecimento do público de uma forma imediata e que atinja o maior número de pessoas possíveis. Neste quesito, o mais certeiro continua sendo o rádio. Devido a sua popularidade e atualmente a praticidade de sintonizar variadas emissoras em diferentes plataformas esse é um dos fatores que mais motiva os anunciantes há divulgarem seus produtos em emissoras de rádio. Só não se esqueça de estar atento no horário de melhor audiência de seu público-alvo e aguardar retorno garantido.

 

Diferentes públicos

Outro fator importante na hora de escolher o rádio como principal meio para divulgação de seus produtos, é a pluralidade de programas oferecida pela maioria das emissoras, o que possibilita que anunciantes analisem quais programas mais se identificam com os ouvintes que pretende atingir ou quem sabe abrir fronteiras para alcançar novos adeptos de sua marca. Ouvintes estão se tornando cada vez mais exigentes e o mercado em mudança constante, aproveite a oportunidade e trilhe junto essa caminhada.

 

Anunciando Constantemente

Inúmeras são as vezes que escutamos um anúncio que até nos chama atenção pela forma que foi veiculado, mas o produto anunciado não nos interessa em determinado momento, e em outra situação a necessidade de adquirir torna-se primordial, porém não soubemos mais onde encontrá-lo. Por esse motivo é importante que anunciantes não parem de divulgar, até porque o consumidor raramente compra de primeira e sim analisa preço, qualidade e concorrência. Sendo assim, continue mantendo seu nome na cabeça dos ouvintes até o momento decisivo da compra. Essa é uma excelente forma de persuasão. Quando a verba estiver um pouco curta, anuncie em meios que proporcionem visibilidade com custos reduzidos. Publicidade em Blog e redes sociais de veículos de comunicação e até mesmo com spots de tempo reduzido que custam bem menos.

 

A concorrência sempre ativa

Não é de hoje que palavra concorrência assusta e muitas vezes intimida principalmente quem está no inicio de um negócio. Ao contrario de outras empresas, seja perspicaz e não deixe de anunciar seus produtos.  Provavelmente você já ouviu a frase, “a propaganda é a alma do negócio”. Independente de seu empreendimento ser grande ou pequeno, ele só vai para frente por intermédio de divulgação e, consequentemente, uma boa divulgação irá gerar um boca a boca eficiente diferenciando você dos seus concorrentes. Para atrair mais clientes é fundamental ter criatividade para criar anúncios de qualidade, mas é preciso também monitorar possíveis choques de concorrência, e fazer como quem se preocupa com resultados: monitorar. Atualmente, o monitoramento publicitário torna-se estratégico para os anunciantes e ferramenta indispensável para quem quer garantir 100% a execução de seus contratos publicitários em rádio e TV.


Informe-se sobre quem anuncia seu produto

Ao entrar em contato com emissoras que pretende veicular seus produtos, tente conversar com quem já contou com os serviços da mesma, procure informações sobre sua credibilidade e se essa rádio possui auditoria de seus spots publicitários.

 

Publicidade veiculada: Gerenciamento de mídia

Agora que sua empresa escolheu as emissoras que melhor se adequam com seu produto e horários mais convenientes para veiculação do mesmo, é preciso gerenciar a mídia e ter a certeza que sua publicidade será veiculada. Se a única forma que você conhece de realizar esse serviço é ficar por tempo indeterminado em frente ao rádio, estamos aqui para apresentar a visionária empresa especializada em monitoramento de spots publicitários. Isso mesmo a Connectmix traz para seus clientes dados precisos sobre onde e quando estão sendo veiculados seus spots. Esses serviços são realizados 24 horas por dia através de relatórios que podem ser visualizados na tela do computador, tablete ou smartphone. Bastam poucos cliques e o anunciante tem em mãos onde  e quando sua publicidade está ou não sendo ouvida.

Agora que os anunciantes de plantão estão por dentro de algumas dicas importantes para seu sucesso e já estão entrando em contato com a equipe Connectmix, aproveitem o mês de outubro para anunciar muito. Entre em contato com a emissora mais próxima e comemore seu mês com os lançamentos musicais de agosto.

 

Algumas entidades que podem ajudar os anunciantes

ABAP – Associação Brasileira das Agências de Propaganda
ABA – Associação Brasileira de Anunciantes
ANJ – Associação Nacional de Jornais
ABERT – Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão
ANER – Associação Nacional de Editores de Revistas

Fontes:

Cadena