Destaque:
Destaque:

8 dicas para atrair mais anunciantes para emissoras de rádio

7 de julho de 2017.

Saia na frente da concorrência e aumente a carteira de clientes de sua emissora com eficácia e custo-benefício.

Diante de tantos acontecimentos ocorridos no Brasil nos últimos tempos, dificuldades financeiras batendo na porta de pequenos e grandes empresários dos mais diversos setores, o que fazer para conquistar novos clientes? Provavelmente essa é a pergunta que mais se escuta entre os empreendedores das inúmeras atividades econômicas espalhadas Brasil a fora. E não poderia ser diferente para os donos e administradores de emissoras de rádio.

Driblar a crise é necessário, o importante é não ficar sentado esperando essa instabilidade financeira passar e buscar alternativas que destaquem sua empresa entre as concorrentes. Palavras válidas para gestores de rádios que também dependem de seus anunciantes para manter seu empreendimento firme.

O que fazer para que seus clientes continuem divulgando durante as programações de sua emissora? Qual a melhor maneira de permanecer com seus antigos anunciantes e conquistar nova clientela? Afinal em tempos de cortes, o investimento em anúncios fica mais seletivo e destaca-se aquele veículo que apresentar a solução mais rentável para seus anunciantes.

Com a recessão financeira em alta, uma das primeiras coisas a serem feitas dentro nas empresas são os cortes de marketing. Portanto, quanto mais forte for o relacionamento de sua empresa com os clientes, maiores as chances dos mesmos permanecerem ao seu lado. É essencial saber que um bom gerenciamento pode não só salvar o seu negócio, atrair novos clientes para suas transmissões e ainda garantir um bom resultado final. Seguindo as dicas abaixo, as chances de você aumentar sua carteira de clientes são muito prováveis, confira:

1 – Entenda seus anunciantes:

Da mesma maneira que é importante para qualquer empresa conhecer bem o seu público-alvo, é fundamental para uma rádio entender as demandas e expectativas dos seus anunciantes. Um bom começo é ter uma conversa informal para entender quais são as expectativas e necessidades dos seus parceiros. Sabe a famosa persona que tanto se fala no marketing digital? Pois é isso que está destacando e diferenciando uma empresa da outra. Conhecer seus clientes. Depois de conhecer seus gostos, necessidades, interesses, basta intensificar o relacionamento para aumentar as vendas.

2 – Desenvolva o relacionamento com as agências:

Na maioria das vezes, as agências de publicidade têm um papel fundamental na escolha dos veículos de divulgação dos seus clientes. Por isso, manter um bom relacionamento com elas pode contribuir sensivelmente para que você consiga atrair mais anunciantes nas rádios. Deixe claro que as agências podem contar com sua ajuda. Mantenha os profissionais das agências em um cadastro e constantemente envie sua audiência, programas que podem ser patrocinados. Não espere que a agência procure sua emissora para comprar mídia. Ela deve lembrar em primeiro lugar da sua marca quando surgir a disponibilidade de verba. Lembre-se sempre: “Quem não é visto, não é lembrado”.

3 – Invista em Marketing digital:

Com tanta gente falando em crise, empresas fechando suas portas, as emissoras de rádio tem um grande desafio nas mãos: captar novos anunciantes e gerar investimentos. Investir? Com tanta gente sugerindo cortes de gastos? O Marketing Digital irá alavancar seus negócios e colocar sua rádio à frente. As redes sociais, podem ter papel fundamental nesse tipo de estratégia, Afinal de contas, a internet é um veículo surpreendente de divulgação para a chegada de nova clientela. Sem contar que é uma alternativa que sua rádio terá para atingir inúmeras pessoas de forma criativa e condicionante.

4 – Aposte nos aplicativos:

Escutar música, seguir celebridades, fazer post da sua rotina, não são as únicas tendências dos aplicativos, empresas estão lucrando com a ajuda dessas ferramentas digitais e assim, aumentam sua clientela e expandem negócios. Portanto sua emissora deve seguir os passos de quem está à frente, afinal de contas, smartphones, tablets e computadores, podem tornar-se grandes aliados na hora de aumentar seus lucros mensais. Disponibilize um aplicativo, visibilidade é uma boa partida para  o sucesso. Quanto mais gente ligada, mais ações a favor de sua programação.

5 – Ter um bom pós-venda:

Para que um negócio de frutos, o pós-venda é indispensável. Não adianta mostrar o que sua empresa tem de melhor, conquistar anunciantes e finalizar com o pagamento do contrato e um aperto de mão. Os resultados precisam ser calculados e transformados em estratégias para atrair novos anunciantes. Mostre para seu cliente a importância desse negócio para sua emissora, ligue ou chame para uma reunião e mostre os resultados satisfatórios dessa parceria para ambos.

6 – Crie conteúdo de qualidade:

Faça uma análise de sua programação, alterações benéficas são sempre bem-vindas, dessa forma manterá antigos clientes e conquistará novos. Não esqueça, um conteúdo de primeira atrai boa audiência e consequentemente excelentes anunciantes.

7 – Dê ênfase ao engajamento do seu público:

Muitas emissoras tem uma vasta programação, algumas atingem públicos diferentes, em horários alternados. Portanto vale deixar claro para seu anunciante, dono de uma marca de instrumentos musicais, por exemplo, que o período da manhã não é o horário indicado para seu anúncio, pois a programação é destinada à culinária. Mas que durante a madrugada a publicidade de seu produto é essencial, pois a programação é totalmente musical. Independente do segmento dos produtos anunciados conduza a negociação mostrando que se o anúncio for divulgado de forma certa, a rádio é uma ferramenta positiva sim.

8 – Mostrando que você é auditado:

Outra maneira de conquistar mais anunciantes é informando e utilizando a ferramenta da Connectmix a seu favor. A empresa realiza monitoramento em tempo real em mais de sete mil emissoras de rádio do país, mas apenas algumas possuem instalado o sistema que demonstra quais comerciais são monitorados e se eles realmente estão em conformidade com o contratado. Dessa forma, você pode mostrar sua preocupação em entregar qualidade na prestação dos serviços e destaca-se da concorrência. Além disso, o sistema monitora em tempo real, o que está tocando em rádios de todo país, ou seja, você tem na tela do seu computador, as músicas em destaques no país, no estado ou por praça.

Dashboard Connectmix

O novo módulo para emissoras de rádio que será lançado, em breve, também irá permitir que as emissoras disponibilizem seu mídia kit para que as empresas possam adquirir espaços publicitários diretamente pelo sistema, tornando a Connectmix o mais novo vendedor de publicidade das rádios brasileiras. Solicite o seu cadastro e tenha acesso a ferramenta de forma totalmente gratuita para emissoras.

Fonte:

MobRádio

Cadena

 

Veja mais notícias relacionadas:
03 formas básicas de como distribuir uma música ...
20 de novembro de 2018.

Se você é músico em início de carreira ou trabalha para estúdios ou artistas, sabe bem que o mais importante para se fazer sucesso é distribuir as músicas em diversas […]

Dia do Radialista – 7 de novembro ou 21 de setembro? ...
7 de novembro de 2018.

O radialista é um profissional tão importante para a sociedade que de 2006 até hoje tem duas datas para celebrar sua função. Radialista tem duas datas para comemorar a função […]

Sertanejo Universitário domina as paradas musicais ...
27 de outubro de 2018.

O gênero Sertanejo Universitário surgiu em meados de 2000. O ritmo é uma releitura do Sertanejo de Raiz e do Sertanejo Romântico Brega, e consiste numa linguagem mais moderna. Foram adicionados […]

OPEC – A importância do setor nas emissoras de rádio e TV ...
26 de outubro de 2018.

O significado da palavra OPEC é Operações Comerciais. O setor é responsável pela programação comercial de TV ou Rádio. E é considerado um dos mais importantes dentro de uma emissora. O […]

Andri e Hector lançam Assopra ...
9 de outubro de 2018.

A dupla Andri e Hector acabam de lançar a música Assopra nas rádios de todo o Brasil. A faixa Assopra também está disponível no Youtube nas principais plataformas digitais. Confira! […]

Primavera: Sons que embalam a estação! ...
3 de outubro de 2018.

A estação que antecede o verão começou no último dia 22 de Setembro e se encerra no dia 21 de Dezembro. É com o nascimento da primavera, que se reinstala […]