Destaque:
Destaque:

03 formas básicas de como distribuir uma música

20 de novembro de 2018.

Se você é músico em início de carreira ou trabalha para estúdios ou artistas, sabe bem que o mais importante para se fazer sucesso é distribuir as músicas em diversas plataformas e, é claro, nas emissoras de rádio. Quanto maior o alcance, mais oportunidades surgem para uma música fazer sucesso.

Apesar do mundo digital possibilitar às pessoas ouvir músicas em diferentes plataformas, compartilhar seus gostos nas redes sociais e  visualizar milhões de vezes o clipe no Youtube,  ter sua música entre as mais tocadas do ranking das emissoras de rádio do Brasil é, sem dúvida, fundamental para o sucesso de uma carreira artística.

Existem três formas básicas de distribuir uma música nas emissoras do Brasil.

1 – Trabalho individual

A maioria dos músicos começa no item 1, Trabalho Individual. São os que mais reclamam de falta de oportunidade, monopólio de artistas e/ou ritmos, entre tantos outros. mas também são poucos os que realmente investem seu tempo, e dinheiro para fazer o trabalho ser visto. Ok. Todo início de carreira não é fácil. Custo pra gravar, lançar, distribuir, produzir clipe,… Mas conta aí, quantos e-mails você enviou hoje com link para emissoras de rádios baixarem sua música de trabalho? 20, 10,…Nenhum! Imaginei. Só que não adianta gravar um baita hit e não distribuir ele na principal vitrine, o rádio! Ah, e quantas vezes sua música tocou hoje? Tá de ouvido colado nas rádios para garantir que seu trabalho está funcionando?

Quer ver outra desculpa na hora de distribuir? Me corrijam se estiver errado… “não tenho um cadastro com estes e-mails”… “Não sei pra quem enviar na emissora”, mas, mas, mas… a desculpa sempre impera! Se não tem cadastro de emissoras (e são milhares no Brasil), basta ir pra internet e procurar (trabalho de formiguinha), mas se você optou por fazer isso pessoalmente, então separe um tempo para se dedicar a esta divulgação. Apesar das plataformas digitais estarem a todo vapor, tocar no rádio é fundamental para uma carreira de sucesso! Comece pelas emissoras do seu bairro, cidade, região e vá ampliando a ação conforme for conquistando seu espaço.

2 – Contratando um divulgador

Se atualmente, com toda evolução das mídias sociais, artistas ainda sofrem para alcançar o topo das paradas musicais, imagine como eram décadas atrás. Conseguir aquele tão sonhado lugar no TOP 100 era realmente muito suado. Mas se você conseguiu guardar um valor e quer investir no seu lançamento, tem um profissional que pode ser a ponte entre o artista e o mercado da música, o divulgador artístico. Esse irá estreitar relacionamentos com emissoras de rádios e televisão, assim como de empresas jornalísticas, revistas e mídias digitais. Dessa forma, o artista terá seu trabalho divulgado com mais facilidade. Talvez ele seja um dos pontos fundamentais para conquistar aquele tão sonhado espaço na programação das rádios do país.

Não é um trabalho sem custo, ou melhor, com custo apenas do seu tempo como foi a primeira opção, mas assim como você vai em um cardiologista para cuidar do coração, no oftalmologista para cuidar dos olhos, ter na sua equipe um especialista que conhece o mercado e as pessoas certas, será um grande diferencial na sua divulgação.

Mas calma aí, ainda temos uma terceira forma de divulgar seu trabalho.

3 – Contratando um sistema

Independente de estar iniciando sua carreira artísticas ou já estar em pleno trabalho de divulgação para se manter no TOP 100 nacional, ter um sistema de gestão, distribuição e monitoramento é algo que facilita muito a vida tanto de artistas quanto de empresários, produtores e divulgadores.

A Connectmix oferece um sistema completo, fácil de gerenciar, com informações que podem ser customizadas de acordo com a necessidade do cliente, tudo em tempo real. Entre os filtros disponíveis, por artista, período e praça, além de um comparativo de execuções por período atual e anterior; Gráficos com detalhes de execuções por região, por música e por artistas; Ranking musical e um painel para cadastro de músicas, usuários e dados de contato. É possível ainda contratar planos de distribuição musical para emissoras de todo Brasil e banner de divulgação na página do ranking, acessado diariamente por milhares de pessoas.

Outra facilidade de ter um sistema onde você conecta toda carreira musical é o acesso à informações estratégicas tudo em um mesmo local. Que tal criar uma conta gratuita agora mesmo e testar a ferramenta?

Teste sistema de Monitoramento musical em tempo real da Connectmix

Audiência Digital

Entre os relatórios que um artista precisa para gerir sua carreira, as variações são muitas. O sistema da Connectmix oferece diversas funcionalidades mas, no mundo dos conectados, acompanhar a audiência digital é fundamental. No sistema, o cliente tem dados do dia ou comparativo entre períodos, sobre a sua popularidade nas principais plataformas de streaming, número de seguidores nas redes sociais como Instagram, Twitter e Youtube; Número de curtidas no Facebook, entre outros.

Relatório de Execuções

No sistema da Connectmix é possível emitir relatórios de execuções com filtros de região, Estados, cidades, emissoras ou uma das 27 praças cadastradas. Você também pode acompanhar, em tempo real, no mapa interativo, o exato momento da execução de uma música. Entre as opções pré-configuradas, é possível criar listas com emissoras favoritas, além de programar ações, com a possibilidade de configurar número de execuções e acompanhar a efetividade entre o acordado e o identificado.

Diferenciais do sistema Connectmix:

 Agilidade: Não necessita instalação, o sistema é totalmente online, maximizando a performance e o acesso às informações na hora que você precisa.

 Facilidade: interface simples, intuitiva e fácil de usar; em poucos minutos você já está familiarizado e desfrutando dos benefícios de monitorar suas campanhas em tempo real.

 Segurança: cadastro de múltiplos logins, com seleção de quais informações cada usuário tem acesso.

 Economia: valores justos e acessíveis podendo contratar em três modalidades .

 Confiança: uma empresa com mais de 10 anos de mercado, que atende mais de 50% dos artistas TOP 100 do ranking musical, com atualizações constantes e uma ampla equipe de suporte e atendimento ao cliente.

 

Veja mais notícias relacionadas:
Guilherme e Benuto lançam Flor que se Cheira ...
18 de março de 2019.

A dupla Guilherme e Benuto acaba de lançar Flor que se Cheira nas rádios de todo o Brasil. A faixa já está disponível no Youtube e nas principais plataformas digitais. […]

Cem Mil é a música mais tocada da última semana ...
18 de março de 2019.

MUDANÇAS MOVIMENTARAM O RANKING DE 10 A 16/03: “CEM MIL” DE GUSTTAVO LIMA ASSUME O 1º LUGAR, EM SEGUIDA FELIPE ARAÚJO SE MANTÉM EM 2º COM “ATRASADINHA” FEAT. FERRUGEM, E […]

Saiba mais sobre a música Gospel – estilo musical que está em cons ...
14 de março de 2019.

A música “Gospel” que vem do inglês e significa “Evangelho” é um estilo musical onde a música serve como louvor, oração ou graças a Deus, Jesus Cristo e ao Espírito […]

Direitos autorais: rádio x plataformas digitais ...
12 de março de 2019.

Mesmo com o crescimento das plataformas digitais, o meio rádio continua sendo o mais rentável para os cantores. As músicas que tocam nas emissoras arrecadam por mais tempo, por ter […]

Mais transparência em 2019 ...
12 de março de 2019.

JPouco depois de assumir o governo, o presidente Jair Bolsonaro já citou a publicidade do governo como um dos alvos de sua administração. Ele mencionou a transparência, o “BV” e […]

Robson Marques lança “VOCÊ QUE ME CONTROLA” nas rádios ...
28 de fevereiro de 2019.

O cantor de “Axenejo” Robson Marques acaba de lançar nas rádios do Brasil, sua nova música de trabalho, Você Que Me Controla. A faixa já está disponível no Youtube e […]