Destaque:
Destaque:

Anunciar no rádio gera aumento médio de 17% no tráfego de portais e sites

22 de janeiro de 2020.

Os dados apresentados pela LeadsRX em novembro do ano passado comprova, mais uma vez, a importância dos investimentos no rádio para aumentar as vendas e reforçar a marca.

Segundo a empresa, o impacto de um anúncio de rádio é imediato. O estudo aponta que em até 10 minutos após a veiculação comercial, os sites analisados tiveram um aumento médio de 17% no volume de visitantes. Melhor do que gerar movimentação digital, foi a informação de que a maioria do tráfego da internet atribuível aos anúncios de rádio eram de novos clientes, que nunca haviam visitado o site da marca antes.

O estudo foi fundamentado em uma análise que durou 17 meses e levou em conta o impacto de mais de 2 milhões de comerciais de rádios para mais de 300 anunciantes de automóveis nos Estados Unidos, comprovando que o rádio tem um poder incrível de levar os ouvintes a executarem uma ação, colaborando significativamente para o alcance de novos leads com real potencial de compra.

Qual a melhor periodicidade/frequência para anunciar no rádio

A periodicidade de anúncios no meio rádio também gera melhores resultados. O levantamento da LeadsRX mostrou que as empresas de automóveis que anunciavam sete dias por semana obtinham resultados 90% melhores do que aquelas que anunciavam em períodos mais curtos, como quatro dias por semana.

A quantidade de anúncios diários também pode dobrar o desempenho do anunciante. Segundo o relatório, 10 comerciais por dia é o ponto de inflexão, ou seja, se o anunciante que investe em 8 anúncios diário passar para 10 terá um incremento significativo no seu resultado, ou seja, a quantidade de vezes que as pessoas são expostas a um comercial tem reflexo direto.

Melhores dias e horários para anunciar no rádio

Seja durante a semana ou em finais de semana, anunciar no rádio sempre é uma boa opção para marcas que buscam um retorno imediato na geração de leads, como é o caso do setor automotivo. Quanto ao melhor horário para veiculação também fica comprovado pelo estudo que independente de ser horários de manhã, meio dia ou tarde, o resultado acontece, pois a maioria das compras de veículos acontece durante o dia. Mais um ponto interessante sobre a mídia de rádio, comprovado no relatório, é que o meio domina a audição nos carros. E vamos combinar, passamos muito tempo no trânsito e com os ouvidos coladinhos no rádio!

Formatos mais atrativos para anunciar no rádio

Os anúncios no rádio possuem diferentes formatos: Spots de 30 segundos, vinhetas de abertura de programas, blitz promocional, chamadas ao vivo e muitas outras.

Aqui está mais um ponto interessante abordado no estudo. Segundo a LeadsRX, quando há endosso do comercial feito pelos radialistas/comunicadores, há o dobro de taxa de resposta do público. No estudo, 79% dos entrevistados afirmaram que “valorizam as opiniões dos comunicadores”, reforçando o impacto do meio na publicidade de uma marca.

Qual o melhor investimento: Mídia on-line ou mídia off-line?

A mídia digital está em alta e tem sim o seu potencial de alcance para geração de leads. No entanto, o estudo reforça o impacto e importância que a publicidade radiofônica tem no meio digital. Realizar uma distribuição da verba publicitária que contemple as diversas mídias continua sendo a opção mais interessante para quem quer conversar com o potencial cliente onde ele estiver, na hora que ele quiser e no formato que ele preferir.

O que podemos concluir com o estudo é que uma campanha eficiente no rádio é aquela que inclui uma diversidade de formatos e mescla horários e dias da semana.

Ferramentas para anunciantes do meio rádio

Seja através de uma agência ou como um anunciante direto, o importante é investir em publicidade para alcançar os potenciais clientes. Quem investe, vende mais!

Sabemos que o meio rádio perdeu uma fatia significativa dos investimentos para o meio on-line e, muito disso, foi em virtude da transparência e agilidade do digital. Neste tipo de mídia os relatórios são em tempo real, dão uma visão clara de público alcançado e permitem que, ao identificar qualquer tipo de falha, a publicidade possa ser facilmente corrigida e gerenciada pelo comprador.

Para dar mais transparência ao meio radiofônico, mais segurança às agências e  melhores resultados ao anunciantes, chegou as mercado as soluções da Connectmix.

Atualmente a empresa atende mais de 500 anunciantes entre eles Via Varejo (Casas Bahia e Ponto Frio), Porto Seguro, Liquigás, TIM, Governo do Mato Grosso do Sul, entre outros anunciantes, agências e órgãos públicos, eliminando falhas na comunicação entre os envolvidos – anunciantes, agências e emissoras – recuperando perdas que chegavam, em alguns casos, a 40% dos investimentos.

As soluções Connectmix unificam a comunicação entre os envolvidos, garantindo maior produtividade, controle e segurança em todas as etapas de uma campanha, do planejamento à prestação de contas.

• Planejamento: Dados precisos e atualizados para compra de mídia darão mais assertividade no alcance do público-alvo. Selecione as emissoras e faça o contato direto com o departamento comercial pelo próprio sistema da Connectmix.

• Emissão de PI automatizada: chega de emitir as PIs de forma individual. Automatizar processos manuais dará mais produtividade para sua equipe. A solução da Connectmix permite a emissão de até mil PIs em poucos minutos;

Distribuição de spots: Você ainda perde tempo com ligações para confirmar o recebimento? Distribuição com controle de downloads darão segurança na entrega. Em uma única tela você realiza o envio, e acompanha quem visualizou e baixou o material, podendo notificar, no fim do dia, quem ainda está pendente!

• Monitoramento, Censura e checagem: Ao monitorar sua campanha você poderá corrigir erros e realizar ajustes antes do término, garantindo assim maior sucesso nas vendas.

• Relatório: Relatórios auditados darão garantia e tranquilidade futura. Sua prestação de contas com a chancela de auditoria está garantindo a

• Connectmix Publicitário: ferramentas poderosas para revolucionar a forma como você planeja, gerencia e monitora suas campanhas;

Quer agendar uma demonstração para conhecer todas as funcionalidades da ferramenta? Podemos ajudar a sua empresa/agência a obter melhores resultados em suas campanhas!  

O relatório da LeadsRX foi divulgado em novembro de 2019 e a informação foi baseada na matéria divulgado pela https://tudoradio.com/

Foto capa: Freepik

Veja mais notícias relacionadas:
A credibilidade das rádios na pandemia ...
9 de julho de 2020.

Rádio é a segundo meio mais utilizado para busca de informações sobre covid-19 A rádio sempre esteve do lado das pessoas para entretenimento e busca por informações. Dentro do carro, […]

O sertanejo nos anos 90 ...
8 de julho de 2020.

Sucessos que persistem há décadas Nos anos 90 lançavam-se e já existiam cantores que 30 anos depois, ainda seriam nomes fortíssimos na cena musical. Antes de sermos tomados pela onda […]

Ouvintes permanecem fiéis às rádios ...
25 de junho de 2020.

Atualmente temos toda informação na palma da nossa mão. Em uma rápida busca pelo google, é possível encontrar tudo sobre algum assunto, uma marca ou alguém, digitando poucas palavras. Se […]

Alex Fava homenageia os profissionais da saúde em clipe ...
15 de maio de 2020.

Em tempos de pandemia e com composição autoral, música “Sem Você” traz em seu tema a importância de estar perto de quem amamos. O clipe dessa música foi feito em […]

João Bosco e Gabriel lançam Alô Ex-Amor ...
13 de maio de 2020.

Com quase 24 milhões de visualizações no youtube e sendo um sucesso inegável desde o seu lançamento, a dupla João Bosco e Gabriel lança a música Alô Ex-Amor hoje, 13 […]

Ranking Semanal Connectmix do dia 03 a 09 de maio ...
11 de maio de 2020.

Quer saber o que mais tocou nas rádios na primeira semana de maio? Dá uma conferida abaixo nas 10 mais tocadas e quantas vezes elas tocaram nas rádios FM. Para […]