Destaque:
Destaque:

Anunciar no rádio gera aumento médio de 17% no tráfego de portais e sites

22 de janeiro de 2020.

Os dados apresentados pela LeadsRX em novembro do ano passado comprova, mais uma vez, a importância dos investimentos no rádio para aumentar as vendas e reforçar a marca.

Segundo a empresa, o impacto de um anúncio de rádio é imediato. O estudo aponta que em até 10 minutos após a veiculação comercial, os sites analisados tiveram um aumento médio de 17% no volume de visitantes. Melhor do que gerar movimentação digital, foi a informação de que a maioria do tráfego da internet atribuível aos anúncios de rádio eram de novos clientes, que nunca haviam visitado o site da marca antes.

O estudo foi fundamentado em uma análise que durou 17 meses e levou em conta o impacto de mais de 2 milhões de comerciais de rádios para mais de 300 anunciantes de automóveis nos Estados Unidos, comprovando que o rádio tem um poder incrível de levar os ouvintes a executarem uma ação, colaborando significativamente para o alcance de novos leads com real potencial de compra.

Qual a melhor periodicidade/frequência para anunciar no rádio

A periodicidade de anúncios no meio rádio também gera melhores resultados. O levantamento da LeadsRX mostrou que as empresas de automóveis que anunciavam sete dias por semana obtinham resultados 90% melhores do que aquelas que anunciavam em períodos mais curtos, como quatro dias por semana.

A quantidade de anúncios diários também pode dobrar o desempenho do anunciante. Segundo o relatório, 10 comerciais por dia é o ponto de inflexão, ou seja, se o anunciante que investe em 8 anúncios diário passar para 10 terá um incremento significativo no seu resultado, ou seja, a quantidade de vezes que as pessoas são expostas a um comercial tem reflexo direto.

Melhores dias e horários para anunciar no rádio

Seja durante a semana ou em finais de semana, anunciar no rádio sempre é uma boa opção para marcas que buscam um retorno imediato na geração de leads, como é o caso do setor automotivo. Quanto ao melhor horário para veiculação também fica comprovado pelo estudo que independente de ser horários de manhã, meio dia ou tarde, o resultado acontece, pois a maioria das compras de veículos acontece durante o dia. Mais um ponto interessante sobre a mídia de rádio, comprovado no relatório, é que o meio domina a audição nos carros. E vamos combinar, passamos muito tempo no trânsito e com os ouvidos coladinhos no rádio!

Formatos mais atrativos para anunciar no rádio

Os anúncios no rádio possuem diferentes formatos: Spots de 30 segundos, vinhetas de abertura de programas, blitz promocional, chamadas ao vivo e muitas outras.

Aqui está mais um ponto interessante abordado no estudo. Segundo a LeadsRX, quando há endosso do comercial feito pelos radialistas/comunicadores, há o dobro de taxa de resposta do público. No estudo, 79% dos entrevistados afirmaram que “valorizam as opiniões dos comunicadores”, reforçando o impacto do meio na publicidade de uma marca.

Qual o melhor investimento: Mídia on-line ou mídia off-line?

A mídia digital está em alta e tem sim o seu potencial de alcance para geração de leads. No entanto, o estudo reforça o impacto e importância que a publicidade radiofônica tem no meio digital. Realizar uma distribuição da verba publicitária que contemple as diversas mídias continua sendo a opção mais interessante para quem quer conversar com o potencial cliente onde ele estiver, na hora que ele quiser e no formato que ele preferir.

O que podemos concluir com o estudo é que uma campanha eficiente no rádio é aquela que inclui uma diversidade de formatos e mescla horários e dias da semana.

Ferramentas para anunciantes do meio rádio

Seja através de uma agência ou como um anunciante direto, o importante é investir em publicidade para alcançar os potenciais clientes. Quem investe, vende mais!

Sabemos que o meio rádio perdeu uma fatia significativa dos investimentos para o meio on-line e, muito disso, foi em virtude da transparência e agilidade do digital. Neste tipo de mídia os relatórios são em tempo real, dão uma visão clara de público alcançado e permitem que, ao identificar qualquer tipo de falha, a publicidade possa ser facilmente corrigida e gerenciada pelo comprador.

Para dar mais transparência ao meio radiofônico, mais segurança às agências e  melhores resultados ao anunciantes, chegou as mercado as soluções da Connectmix.

Atualmente a empresa atende mais de 500 anunciantes entre eles Via Varejo (Casas Bahia e Ponto Frio), Porto Seguro, Liquigás, TIM, Governo do Mato Grosso do Sul, entre outros anunciantes, agências e órgãos públicos, eliminando falhas na comunicação entre os envolvidos – anunciantes, agências e emissoras – recuperando perdas que chegavam, em alguns casos, a 40% dos investimentos.

As soluções Connectmix unificam a comunicação entre os envolvidos, garantindo maior produtividade, controle e segurança em todas as etapas de uma campanha, do planejamento à prestação de contas.

• Planejamento: Dados precisos e atualizados para compra de mídia darão mais assertividade no alcance do público-alvo. Selecione as emissoras e faça o contato direto com o departamento comercial pelo próprio sistema da Connectmix.

• Emissão de PI automatizada: chega de emitir as PIs de forma individual. Automatizar processos manuais dará mais produtividade para sua equipe. A solução da Connectmix permite a emissão de até mil PIs em poucos minutos;

Distribuição de spots: Você ainda perde tempo com ligações para confirmar o recebimento? Distribuição com controle de downloads darão segurança na entrega. Em uma única tela você realiza o envio, e acompanha quem visualizou e baixou o material, podendo notificar, no fim do dia, quem ainda está pendente!

• Monitoramento, Censura e checagem: Ao monitorar sua campanha você poderá corrigir erros e realizar ajustes antes do término, garantindo assim maior sucesso nas vendas.

• Relatório: Relatórios auditados darão garantia e tranquilidade futura. Sua prestação de contas com a chancela de auditoria está garantindo a

• Connectmix Publicitário: ferramentas poderosas para revolucionar a forma como você planeja, gerencia e monitora suas campanhas;

Quer agendar uma demonstração para conhecer todas as funcionalidades da ferramenta? Podemos ajudar a sua empresa/agência a obter melhores resultados em suas campanhas!  

O relatório da LeadsRX foi divulgado em novembro de 2019 e a informação foi baseada na matéria divulgado pela https://tudoradio.com/

Foto capa: Freepik

Veja mais notícias relacionadas:
Rádio: muito além do entretenimento e informação ...
20 de março de 2020.

Muito além de levar o entretenimento de uma boa música ou de fornecer informações de qualidade e com rapidez, o rádio é um poderoso meio de participação popular. Por meio […]

Rádio: Mídia obsoleta ou um impactante motor de vendas? ...
18 de março de 2020.

Provavelmente você já deve ter presenciado alguma discussão relacionada à obsolescência de algumas mídias ou tecnologias, não é mesmo? Há quem diga, por exemplo, que a rádio já se tornou […]

Monitoramento musical: guia para entender nossos serviços ...
20 de fevereiro de 2020.

A ConnectMix é a plataforma responsável pelo monitoramento das músicas mais tocadas nas rádios de todo o Brasil, gerando assim o ranking disponível em tempo real para acesso via PCs […]

Dia Mundial do Rádio defende a diversidade em 2020 ...
13 de fevereiro de 2020.

Em 13 de fevereiro, é comemorado o Dia Mundial do Rádio. A data, celebrada anualmente desde 2012, proclamada em Assembleia Geral das Nações Unidas em 2011, visa homenagear o rádio […]

Anunciar no rádio gera aumento médio de 17% no tráfego de portais e ...
22 de janeiro de 2020.

Os dados apresentados pela LeadsRX em novembro do ano passado comprova, mais uma vez, a importância dos investimentos no rádio para aumentar as vendas e reforçar a marca. Segundo a […]

Compliance: obrigatoriedade nas licitações públicas ...
13 de janeiro de 2020.

Quem administra verba pública, de uns anos para cá, viu este conceito se tornar popular, especialmente após os inúmeros casos de corrupção que chocaram o país e levaram para a […]