Destaque:
Destaque:

A longa trajetória para alcançar o sucesso musical

3 de setembro de 2017.

Estar entre as mais tocadas, requer esforço, muita disciplina dos artistas e toda equipe de apoio, bem como, ferramentas certas para gerenciamento.

Êxito, triunfo, conquista e sorte, alguns dos inúmeros significados da palavra sucesso. Esse é o sonho de todo artista. Mas o que dizer daquele cantor que luta há anos para chegar ao topo e agora ganha multidões com suas músicas sendo ouvidas nos quatro cantos do país ou do mundo? Ou até mesmo aquele que explodiu nas paradas musicais com hits que estão fazendo a cabeça das novas gerações?

Para que tudo prospere é preciso muita habilidade dos músicos para gerenciar sua própria carreira, cuidar da imagem e ainda pensar na sua reputação diante dos críticos e fãs. Deu para perceber que há um caminho árduo, mas compensador se realizado com cuidados especiais e uma equipe ímpar. Para que o sonho não se torne um hobbie de final de semana é primordial manter o foco e acreditar em seu potencial. Portanto, “arregace as mangas” e corra atrás de seus ideais. Mas não esqueça, por mais experiência que um cantor, uma dupla ou os componentes de uma banda tenham, o estudo deve ser continuo. Procure estar por dentro das novidades do setor, troque experiências com outros profissionais e mantenha-se firme mesmo se tiver meia dúzia de fãs na plateia, esse pode ser o inicio para uma  longa e próspera carreira musical.

Viver ou não de música: etapas antes do sucesso

Bom mesmo seria que tudo ocorresse como nos contos de fada, determinada pessoa tem um sonho de ser um (a) grande cantor (a) e no decorrer na noite vem uma fada madrinha com sua varinha e torna seu sonho realidade. Mas infelizmente não é assim. Por inúmeras vezes ao longo da carreira, portas se fecham e o “não” vira palavra de ordem em sua vida. Mas assim como tudo não se realiza como num passe de mágica, nem tudo acabou ao receber um não. Para que a carreira prospere é preciso muita força de vontade e como citamos acima, estar sempre muito bem informado sobre o ramo e seu público-alvo.

Melhore seu talento a cada dia: entre gostar de um determinado gênero musical e querer cantá-lo profissionalmente existe uma diferença. Às vezes o futuro cantor não tem o mesmo timbre que a música exige, ou então esse tem capacidade para cantar algo além do que esperava e basta uma ajuda profissional para chegar ao tom necessário. Vale antes de dar o pontapé inicial se conhecer como cantor.

– Ler partituras: procure interagir, aprender outros gêneros musicais além do seu. Conheça as partituras, o aprimoramento faz parte do longo processo ao topo. Não seja conhecido como artista de um único gênero musical, mas foque seus esforços em desenvolver suas habilidades.

– Toque instrumentos: Esse é um dos pontos principais para um cantor alavancar sua carreira. Busque novos desafios e assim será considerado um músico e não simplesmente um cantor.

Conheça a concorrência: Estude sobre os cantores que estão fazendo sucesso no mesmo ritmo que você pretende seguir, inclusive os que você não tem muita simpatia, afinal, sempre temos algo a aprender. Procure saber a trajetória de cada um, o que fizeram para estar onde estão e quais foram os maiores problemas antes de atingir a glória. Realizando essa pesquisa vai encontrar muitas respostas para suas dúvidas e talvez, descobrir aquele “pulo do gato” para um gerenciamento de carreira com sucesso.

Realize contatos: Aproxime-se de bandas ou cantores reconhecidos nacionalmente e que irão realizar shows na sua região e proponha abrir shows desses artistas, converse com organizadores de eventos e divulgadores para garantir sua participação em ações do seu Estado e, quando menos esperar, sua carreira vai dar longos passos.


Divulgação: Entre as dicas passadas para uma carreira precursora, é interessante a confecção de um EPK (Kit de imprensa eletrônico – EPK: termo Inglês Eletronic Press Kit). Um currículo profissional direcionado à música. Esse processo facilitará que promotores, compradores, jornalistas e supervisores de música conheçam melhor o trabalho desses cantores. Importante criar o documento com um cuidado especial, pois nesse mercado competitivo da música ter um EPK bem descrito será fundamental para realizar conexões e aumentar a agenda de shows.

Essa é uma ferramenta importante para ter em mãos no momento que o cantor estiver na presença de gestores de emissoras de rádio ou até mesmo quando for fazer um lançamento musical. O meio de comunicação mais eficiente na divulgação de uma canção devido o fato de atingir um número relevante de ouvintes continua sendo o rádio, ainda mais ampliando sua audiência através da internet, podendo ser escutado em diferentes plataformas online. Estudos sobre o assunto foram realizados e comprovaram que o rádio é a melhor forma de atingir o maior número de pessoas. Saiba mais lendo sobre Internet como um novo meio de se ouvir rádio.

Interação com o público:

Pois bem, a música de trabalho está entre as mais tocadas, o sucesso está chegando, e agora é preciso trabalhar para que bons frutos venham até você. Para que isso aconteça, que tal começar criando vínculo com seu público-alvo? Não estamos pedindo para abra sua residência e que todos passem um final de semana animado. Brincadeiras a parte, claro que isso pode acontecer, mas não é disso que estamos falando agora. Procure conhecer os hábitos das pessoas que pretende atingir, esteja conectado nos mesmos canais e plataformas que eles participam e faça com que sua música caia no gosto dos mesmos.

Agora que a música de trabalho está entre às tops no ranking, é hora de dar mais um passo importante. Converse com sua equipe de apoio e crie um site oficial onde irão constar todas as informações cabíveis referentes à sua história musical, dentro dessa plataforma é possível criar um canal de bate-papo com os fãs, saber onde realmente eles estão. E tenha certeza, que muitas portas irão se abrir e faltará espaço para tantos shows dentro de sua agenda.

Mas e aquele artista que está no início da carreira e tem que cuidar de tudo sozinho, que chances ele terá de acompanhar sua música nas rádios e ainda assumir compromissos diários?  Agora esses cantores, duplas e grupos musicais contam com um sistema para gerenciamento de carreira. A Connectmix  é mais que uma ferramenta de monitoramento, é sim, uma verdadeira aliada na gestão de sua carreira musical. Com planos específicos que atendam as necessidades dos pequenos, médios e grandes artistas, bem como, de escritórios e divulgadores que fazem gestão/divulgação de um ou vários profissionais do ramo musical.

Através de poucos cliques em sua tela de computador será possível acompanhar o comportamento de das músicas: onde elas estão sendo tocadas, frequência, qual a classificação no Ranking Connectmix com filtros por região, praça ou país. Através dessa ferramenta também é possível saber onde e quando estão sendo tocadas e as regiões a serem mais trabalhadas com maior intensidade devido às baixas execuções.

O lançamento musical também é a nova ferramenta da Connectmix. Com ele, os atuais clientes podem contratar serviços de disparo de e-mails no momento em que vão lançar um novo hits e, dessa forma, ampliar seu alcance e divulgação para uma base de dados composta por emissoras, agentes,divulgadores, promotores de eventos, empresários, entre outros.


E quem já está nas paradas de sucesso precisa de monitoramento?

Estar entre os TOPS, não é garantia de vitória eterna, até porque toda música tem seus altos e baixos e um dia acaba perdendo para as novidades do mercado. Esse é o principal motivo para que os cantores procurem por uma equipe de monitoramento de suas canções. Dessa forma é possível saber o ciclo de vida de cada música e não se deixar cair no esquecimento, pois com esse trabalho minucioso de monitoramento o artista saberá exatamente a hora de partir para outro sucesso e não diminuir a agenda de shows entre tantas coisas  que podem causar dor de cabeça na carreira.

Independente do grau de popularidade musical, o que a Connectmix quer  é que sua trajetória seja marcada POR muito êxito após  o lançamento de cada música de trabalho. Entre em contato agora mesmo e solicite o monitoramento de suas músicas de trabalho por 10 dias de forma gratuita!

Fontes:    

Wiki How

Point Mmusic

 

Veja mais notícias relacionadas:
RETROSPETIVA MUSICAL CONNECTIMIX 2018 ...
18 de dezembro de 2018.

Chegou a hora de passarmos a régua e conferirmos o que rolou nas rádios do Brasil este ano. Em 2018 mais uma vez o gênero SERTANEJO reinou absoluto entre as […]

RETROSPECTIVA CONNECTMIX MUSICAL 2018 ...
18 de dezembro de 2018.

Chegou a hora de passarmos a régua e conferirmos o que rolou nas rádios do Brasil este ano. Em 2018 mais uma vez o gênero SERTANEJO reinou absoluto entre as […]

AS MÚSICAS MAIS TOCADAS NAS RÁDIOS DO BRASIL DE 09 A 15 DE DEZEMBRO ...
17 de dezembro de 2018.

 FELIPE ARAÚJO ASSUME O 1º  LUGAR COM “ATRASADINHA” FEAT FERRUGEM, GUSTTAVO LIMA DESCE PARA A 2ª POSIÇÃO COM “ZÉ DA RECAÍDA”, E WESLEY SAFADÃO EM 3º COM “SÓ PRA CASTIGAR” No restante […]

Thiago Costa lança TROCAR DE EX nas rádios do Brasil ...
17 de dezembro de 2018.

O cantor Thiago Costa acaba de lançar sua nova música de trabalho, Trocar de EX nas rádios de todo o Brasil. A faixa conta com a participação especial da dupla […]

Sertanejos agitam Floripa no verão ...
15 de dezembro de 2018.

Artistas que estão no topo das paradas se apresentam no Stage Music Park Seja nas rádios ou nas plataformas digitais, os artistas do universo sertanejo continuam dominando as paradas musicais. […]

Maike e Felipe lançam Que Rolê é Esse ...
13 de dezembro de 2018.

A dupla Maike e Felipe estão lançando nesta quinta-feira, 13 de dezembro, sua mais nova música de trabalho, Que Rolê é Esse, nas rádios de todo o Brasil. A faixa […]