Agências de publicidade: 6 dicas práticas para cortar gastos

Reduzindo custos em agências de publicidade
4 de novembro de 2017.

A partir do momento que pensamos em abrir uma empresa é preciso um planejamento de tudo que será necessário para que essa não inaugure com data marcada para fechar as portas.

Diante dos fatos é importante buscar auxilio de profissionais que entendam de algumas áreas especificas. Não esqueça que em determinadas situações menos é mais. Às vezes aquilo que pensamos ser obrigatório,  pode ser substituído por opções mais econômicas ou até mesmo descartado.

Fernando Macedo, especialista em redução de custos da Expense Reduction Analysts (ERA), indica começar pelo mapeamento e estudo dos gastos essenciais para a companhia. “Só essa análise já é uma virada de mesa”, aponta. “Cada empresa gasta de um jeito, é impossível generalizar os métodos de correção, mas a análise é sempre um bom ponto de partida.”

Seguindo o pensamento de Macedo, para a abertura de uma agência de publicidade não poderia ser diferente. Agências trabalham com prazos em praticamente todas as atividades executadas. Tanto na realização do briefing até a veiculação de uma campanha ou produto da mídia. Você deve conhecer os desejos de seus clientes e verificar a partir dessas necessidades onde é melhor anunciar determinada campanha. Nós também estamos aqui para ajudar você e sua equipe com dicas para melhorar ainda a rentabilidade da sua agência e encurtar o caminho para que, em breve, o nome de sua agência esteja entre as Top 50 Agências de Publicidade.

6 dicas para agências reduzirem gastos

1. Estabeleça prioridades financeiras 

Em curto e bom tom, a palavra da vez é poupar e analisar o que realmente é primordial para a agência manter-se em pé e acima de tudo com credibilidade diante de seus clientes. Começamos pelo obvio, a praticidade na resolução das atividades cotidianas. Invista na automatização de processoscom certeza essa é uma das formas eficazes de ampliar seus lucros.

Claro que nem tudo funciona como esperamos em algumas situações, bom mesmo se todas as empresas tivessem um fluxo financeiro para investir imediatamente em todas as necessidades, mas como essa não é a realidade da maioria das empresas cabe aos dirigentes o bom senso em trazer como prioridade as necessidades mais urgentes. Logo programar-se para alcançar gradativamente as questões que ficaram para segundo plano. Importante lembrar que está trabalhando com uma equipe, pensando nisso invista inicialmente em equipamentos que beneficiem o maior número de pessoas possíveis.

2. Coordenação das compras

Imprevistos podem acontecer, e nada mais chato que na hora da correria procurar determinado material para solucionar um problema urgente e se deparar com a ausência do mesmo. Esse é um item que pode não parecer de grande importância, mais atrapalha. Então já que o assunto é evitar gastos abusivos, vale criar um cronograma das despesas mensais, organizar-se nomeando um responsável para esse setor e buscar fornecedores que ofereçam desconto na compra de grande escala.

3. Otimizar gastos com a equipe da agência

Esse é praticamente um trabalho de formiguinha, não adianta cortar gastos, investir em material que beneficie o todo se não houver colaboração geral. Isso inclui desde o desuso de copos descartáveis para de vidro até os cuidados com energia desperdiçada. Reúna a equipe e ao invés de estipular regras mostre através de dados o quanto irá melhorar se todos trabalharem com o mesmo objetivo. Para estimular ainda mais, crie atividades internas e brincadeiras com premiação para aqueles que cumprirem as regras à risca. Um pequeno passo que poderá trazer muitos benefícios a sua agência. Com a produtividade em alta, com certeza esse dinheiro poupado em algumas áreas poderá ser investido em ferramentas que são indispensáveis dentro de uma agência de publicidade.

4. Adote um banco de horas

Nada mais gostoso que prolongar um feriado e curtir uns dias a mais em casa ou na companhia de amigos, mas infelizmente essa não é a realidade de muitas empresas que optam em não emendar feriadões.

Faça uma analise rápida de quanto gasta a mais todo mês somente pagando horas extras para seus funcionários que em algumas circunstâncias dedicam um tempo  maior dentro da empresa. Porque não entrar em um acordo e essas horas reverter em uma folga numa véspera de feriado? Além de unir o útil ao agradável está dando a oportunidade de seus colaboradores aproveitarem e retornarem com mil ideias para colocarem em prática. Claro que alguns cuidados devem ser tomados para que problemas futuros (trabalhistas e judiciais) não venha lhe prejudicar. Portanto repasse essas folgas no ano corrente das mesmas.

5. Renegocie dívidas e tarifas bancárias

Em tempos de “vacas magras” além de manter cuidados com gastos é preciso saber renegociar caso ocorra alguma dívida em haver. Caso negociadores lhe oferecerem um prazo e você não tiver garantia de que vai ter esse dinheiro dentro desse período, não se sinta “diminuído” por oferecer uma contra proposta.

Melhor expor sua situação e negociar em um número maior de parcelas ou um prazo estendido do que perder credibilidade no mercado.

Com essas dicas com certeza melhorias ocorrerão dentro de sua agência e a demanda de trabalho vai fluir positivamente, então segue a última.

6. Monitore spots publicitários

Transparência e credibilidade são qualificações fundamentais em um mercado cada vez mais competitivo. Dar certeza que o investimento em uma campanha será 100% efetivado é mostrar preocupação com os resultados dos clientes.

O que antes era uma barreira, agora já é possível saber em tempo real, onde os spots comerciais estão sendo executados. Se após o sistema identificar uma falha você ainda tiver dúvidas, então basta ouvir a censura e pronto!

A tecnologia é de uma empresa catarinense que monitora atualmente, mais de sete mil emissoras de rádio e TV brasileiras. Com a Connectmix todas as perguntas feitas sobre seus spots terão uma resposta rápida e com poucos cliques na tela do computador, tablet ou smartphone. Com um formato inovador, os relatórios são repassados tanto online como em formato PDF a qualquer hora do dia.  Saia na frente  e faça como centenas de empresas que não querem mais perder até 40% de verba investida na publicidade nestes veículos.

Solicite uma demonstração de serviços e comprove os resultados que agências de todo Brasil já estão experimentando. Ao investir no sistema de gestão de campanhas publicitárias, você terá mais do que uma ferramenta de monitoramento e checking, terá um agrande aliado na redução de custos de ligações, impressões, e hora-homem.

Com a Connectmix sua equipe ganha tempo para trabalhar com os  projetos e ainda captar  mais clientes.

 

QUERO TESTAR GRATUITAMENTE POR 10 DIAS

Fontes:

Racon Consórcios

Brasil Econômico

Controlle Blog